O que fazer quando uma pessoa está em surto?
O que fazer quando uma pessoa está em surto?
O mais recomendado é que ao presenciar uma pessoa em surto psicótico violento ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e mesmo que seja alguém próximo, evitar conter o surto, pois não se sabe a proporção do mesmo ou das suas dimensões imaginárias e falta de contato com a realidade.
O que é uma pessoa surtando?
Olá! Um surto se caracteriza por alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios e reações desproporcionais à realidade são os principais sintomas de um surto psicótico, é um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente.
Como se comportar um surto?
- Alguém em surto pode se comportar como uma bolinha de pebolim ricocheteando por onde passa, portanto, quanto menos estímulo ou intervenção de várias pessoas melhor; diminui o risco de ter que administrar outras pessoas surtando junto. Desequilíbrio evoca desequilíbrio.
Como o paciente fica parado com o surto?
- O paciente pode apresentar dois tipos de comportamento, o catatônico, fica parado sem nenhuma reação, ou incoerente, muito agitado e agressivo. Existe uma confusão de emoções e o humor de quem sofre o surto fica oscilando, ora está deprimido, seguido de euforia e vai mudando, cada vez, essas emoções são mais acentuadas.
Como o surto virá para o seu lado?
- O surto virá para o seu lado. O surtado está fora de si, mas você não precisa falar como se fosse um bebê, ainda que a pessoa esteja agindo como um. Fale como um adulto evocando o lado adulto da pessoa.
Será que um surto psicótico pode levar uma pessoa ao suicídio?
- Um surto psicótico, mesmo quando não dura por muito tempo, pode levar uma pessoa ao suicídio. Esses casos são mais comuns em jovens que passam pelo problema. Em caso de surtos a longo prazo, o paciente, quando sozinho, pode descuidar-se da higiene pessoal.