adplus-dvertising

O que pode causar desmaio repentino?

Índice

O que pode causar desmaio repentino?

O que pode causar desmaio repentino?

Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

O que seria o desmaio?

Desmaio é a perda súbita da consciência e do tônus postural, com recuperação espontânea. É na verdade um sintoma de uma doença ou reflexo do nosso organismo. Pode em alguns casos ser precedida por avisos como mal estar, enjôo, alterações da visão, sensação de calor ou acontecer de repente.

Qual é a diferença entre síncope e desmaio?

A síncope, também conhecida como desmaio, é caracterizada por perda transitória da consciência e do tônus muscular, com rápida recuperação da consciência. Normalmente é precedida por sensação de tontura, sudorese, palidez, visão embaçada, escurecimento visual e enjoo.

Como deve ser vista a pessoa que desmaiou?

  • A pessoa que desmaiou deve ser vista por um médico clínico geral ou médico de família para que as causas do desmaio sejam esclarecidas e recebam o tratamento adequado e orientações para evitar novo episódio.

Como proteger a pessoa de pé e desmaiar?

  • Se a pessoa estiver de pé e desmaiar, tente segurá-la e não a deixe bater no chão, isso poderá complicar a situação e causar problemas, tais como fraturas, lesões, etc.

Como evitar que se desmaie?

  • Se existirem sintomas de que se vai desmaiar, como palidez, tonturas e visão embaçada, é recomendado sentar e manter a cabeça entre os joelhos ou deitar-se no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo e a cabeça, pois além de evitar uma possível queda, também facilita a circulação de sangue para o cérebro.

Por que devemos fazer diante de um desmaio?

  • A primeira coisa que devemos fazer diante de um desmaio é ter certeza de que a pessoa está respirando e com pulsação. Aproxime-se e verifique se ela respira adequadamente, depois tome sua pulsação.

Postagens relacionadas: