O que define uma fratura exposta?

O que define uma fratura exposta?
Fratura exposta é toda aquela em que ocorre comunicação do seu foco com o meio externo contaminado com germes. Não é necessariamente exposição para o exterior mas, também, para cavidades contaminadas, como a boca, o tubo digestivo, vias aéreas, vagina e ânus.
Como cuidar de uma fratura exposta?
- Esse tipo de fraturas requerem cuidados especiais por profissionais da saúde. Quando nos deparamos com uma situação onde alguém sofre uma fratura exposta, as dúvidas de como agir para auxiliar a pessoa de maneira correta é inevitável.
Qual a principal complicação de uma fratura exposta?
- A principal complicação de uma fratura exposta é a osteomielite, que consiste na infecção do osso por vírus e bactérias que podem entrar pela ferida. Este tipo de infecção, quando não é tratada de forma adequada pode continuar evoluindo até afetar todo o osso, podendo ser necessário fazer amputação do osso.
Como evoluiu o tratamento das fraturas expostas?
- Muito se evoluiu desde os tempos de Hipócrates, quando o tratamento das fraturas expostas era dirigido apenas à conseqüência quase inevitável, a infecção.
Quais os primeiros socorros em caso de fratura exposta?
- Os primeiros socorros em caso de fratura exposta consistem nos seguintes procedimentos: Dizer à vítima para permanecer quieta e não se mexer; Não tentar colocar o osso no lugar; Evitar contato direto com o ferimento ou com o osso exposto; Estancar hemorragias colocando um lenço ou pano limpo contra o sangramento;