O que é angina E o que ocasiona?

O que é angina E o que ocasiona?
Angina é o nome dado para a dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração, o que é chamado de isquemia. Ela não é uma doença, mas está relacionada a outras condições que provocam obstrução nas artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao coração.
Qual a causa desse tipo de angina?
- 3. Angina de Prinzmetal ou variante Esse tipo de angina não tem causa esclarecida e acontece devido a espasmo da coronária, em que há interrupção do fluxo sanguíneo mesmo que a pessoa não possua acúmulo de gordura na artéria ou outros tipos de estreitamentos.
Como pode ser curada a angina?
- A angina pode ser curada em pessoas que conseguem fazer o tratamento da isquemia cardíaca de acordo com a recomendação do cardiologista. Muitos casos ficam bem controlados com o uso dos medicamentos prescritos pelo cardiologista, já outros mais graves, precisam da realização de cateterismo ou, até, de uma cirurgia de revascularização do coração.
Como é feito o diagnóstico de angina?
- No momento da crise, o diagnóstico de angina é feito pelo cardiologista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além da avaliação do resultado de alguns exames, como eletrocardiograma, raio-X de tórax e dosagem de enzimas cardíacas no sangue.
Quais são os sintomas de angina estável?
- Principais sintomas: Os principais sintomas de angina estável são dor, aperto ou queimação na região do tórax que dura mais que 20 minutos, que também irradia para locais próximos e pode estar associada a outros sintomas como enjoo, suor e falta de ar. Quando surgem estes sintomas deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.