O que fazer quando se separa e tem filhos?
Índice
- O que fazer quando se separa e tem filhos?
- Quais os direitos dos filhos em uma separação?
- Quando o pai tem direito de ficar com a guarda do filho?
- Por que a separação não é um fim de tudo?
- Como é possível que haja separação após o nascimento?
- Qual o papel das Mães no processo de separação?
- Como podemos repensar a separação?

O que fazer quando se separa e tem filhos?
Dicas para lidar com os filhos durante a separação
- Mantenha a rotina da criança. Mudanças são inevitáveis e até importantes, porém cabe aos pais aliviar o máximo possível do impacto que a separação causará na vida dos filhos. ...
- Não se queixe do ex na frente dos filhos. ...
- Invista no diálogo.
Quais os direitos dos filhos em uma separação?
Segundo a regra, o filho mora com um dos pais, e o outro tem direito apenas a visitas, não compartilhando das decisões sobre a vida da criança.
Quando o pai tem direito de ficar com a guarda do filho?
1.584 do Código Civil, a guarda poderá ser determinada pelo juiz, quando não houver consenso entre os pais, levando-se em conta as necessidades específicas dos filhos. Exercer a guarda nada mais é do que dar amor, carinho, sustento, atenção, educação, moradia etc, o que pode ser dado tanto pelo pai como pela mãe.
Por que a separação não é um fim de tudo?
- 1- A separação de um casal com filhos não é o fim de tudo e pode ser, sim, um recomeço de muitas coisas. Entenda como se livrar da culpa; 2- Chegou o momento de contar a seus filhos o que está acontecendo. Esse pode não ser um momento muito fácil.
Como é possível que haja separação após o nascimento?
- Com as responsabilidades e os cuidados com o recém-nascido, o tempo fica curto, os sentimentos à flor da pele, o sono não tem vez e, com isso, é possível que haja o cansaço e o afastamento do casal, resultando algumas vezes na separação após nascimento do filho.
Qual o papel das Mães no processo de separação?
- De acordo com o advogado André Giannini, os cuidados que as mães devem tomar para tornar o processo de separação (que já é extremamente delicado, em todos os sentidos) menos custoso é não ter pressa para tomar todas as decisões. Não estamos falando apenas sobre repensar a separação (que não deixa de ser uma alternativa válida).
Como podemos repensar a separação?
- Não estamos falando apenas sobre repensar a separação (que não deixa de ser uma alternativa válida). Na verdade, a espera se refere a tentar encontrar um equilíbrio, para que o processo seja o mais favorável possível, pensando especialmente nos filhos.