adplus-dvertising

Como determinar o fluxo salivar?

Índice

Como determinar o fluxo salivar?

Como determinar o fluxo salivar?

Medição do Fluxo de Saliva Estimulada Clinicamente, o procedimento usual é medir o fluxo salivar durante o estímulo mastigatório, isto é, mastigando um pedaço de parafina. Para obter confiabilidade, resultados padronizados, devem ser dadas instruções detalhadas ao paciente.

Quais são os fatores que afetam o fluxo salivar é a composição da saliva?

O fluxo salivar e a composição da saliva variam, sendo influenciados por um grande número de fatores, como: ritmo circadiano e circanual; exposição à luz; grau de hidratação; estímulo mecânico, gustatório e psicológico; posição do corpo; dieta; ação de drogas; idade e sexo (SHANNON, 1966; ANDERSON et al., 1974; HEINTZE ...

Como determinar o fluxo salivar estimulado e não estimulado?

A secreção diária de saliva varia, normalmente, entre 8 mililitros (ml), com o valor médio de 1000 ml. O fluxo normal para a saliva não-estimulada varia entre 0,25 a 0,35 ml/min e o estimulado de 1,0 a 3,0 ml/ min1.

Como ocorre a formação do Tampão salivar?

No pH fisiológico médio da saliva que varia entre 6.5–7.4, a capacidade tampão tem origem a partir do conteúdo de bicarbonato e fosfato que protegem contra a cárie, possivelmente reduzindo a desmineralização dos dentes (ERICSSON, 1959).

O que é o fluxo salivar?

O fluxo salivar normal garante as condições de saúde bucal, evitando doenças como cárie, periodontopatias, halitose e desconforto do paciente (ardência, perda do paladar, dificuldade de fonação, mastigação, deglutição e o uso de prótese), observadas quando da redução de saliva1,2.

Quais os achados clínicos em pacientes com baixas taxas de fluxo salivar?

A sensação de boca seca é um problema comum e multifatorial. O sintoma pode ser devido à redução da quantidade de saliva produzida ou a uma mudança na composição da saliva, mas a sensação de boca seca pode também estar presente em pessoas com produção normal de saliva (FURNESS et al., 2012).

Qual é a composição da saliva?

A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.

Qual é o nome da enzima presente na saliva?

amilase salivar Por conter a enzima chamada de amilase salivar ou ptialina, a saliva é importante no processo de digestão do amido. Além disso, a saliva lubrifica o bolo alimentar, o que favorece sua deglutição, e possui ação antibacteriana, que é importante para a saúde bucal.

Como juntar saliva para análise?

Procedimento para coleta:

  1. Remova a tampa superior do tubo;
  2. Coloque o algodão devaixo da língua e aguarde um período médio de 2 a 3 minutos de forma a encharcar o algodão;
  3. Durante esse período de coleta não é permitido ingestão de água, alimento ou qualquer tipo de líquido;

Como fazer o exame de Sialometria?

Como é feito o exame de sialometria? Após o paciente seguir o preparo indicado em nosso anexo para o agendamento, realizamos a avaliação das características da saliva, em relação ao seu volume em mililitros(ml)/minuto, coloração, turbidez, viscosidade salivar, em estado de repouso por 5 minutos.

Como é a medição do fluxo salivar?

  • Na prática clínica, a medição do fluxo salivar (sialometria) é indicada: como parte do exame inicial de um paciente novo a receber tratamento para a doença cárie; durante a avaliação de um determinado tratamento profilático e terapêutico da doença cárie, para obter informações de como o procedimento geral afetou a saúde bucal;

Como melhorar o controlo da saliva?

  • A terapia pode também permitir um melhor controlo da saliva por fortalecer os músculos da face e corrigir a postura, impedindo a perda de saliva e podendo ser combinada com técnicas de reforço positivo e negativo em pacientes com doença neurológica moderada.

Qual o fator importante para a secreção salivar?

  • Fator importante para a secreção salivar é o adequado estado das glândulas, propiciado pelo suprimento sanguíneo durante a atividade secretora.

Como fazer a remoção das glândulas salivares?

  • A remoção cirúrgica das glândulas salivares ou a destruição do seu controlo nervoso são normalmente utilizados como último recurso e em casos de sialorreia severos. A cirurgia normalmente envolve a ligação dos ductos da glândula parótida e a excisão da glândula submandibular, eliminando a sialorreia de forma permanente e total.

Postagens relacionadas: