O que fazer com o Fies quando morre o fiador?
O que fazer com o Fies quando morre o fiador?
Nos casos de falecimento ou invalidez permanente do estudante tomador do financiamento, devidamente comprovado, na forma da legislação pertinente, o saldo devedor será absorvido conjuntamente pelo Fies, pelo agente financeiro e pela instituição de ensino.
Como fica a fiança diante da morte do fiador?
- Como fica a fiança diante da morte do fiador? Como fica a fiança diante da morte do fiador? No caso do fiador de determinada obrigação falecer, tal obrigação é repassada aos herdeiros até o montante da própria herança.
Quando é solicitado um fiador?
- Por norma, um fiador é solicitado pelas instituições financeiras quando estas verificam que existe risco de incumprimento por parte do cliente e, neste sentido, necessitam de garantias para reduzir o risco.
Qual o benefício do fiador?
- Um dos direitos do fiador é o benefício de excussão prévia. Ora, normalmente o contrato de fiança é celebrado juntamente com o contrato que estabelece a dívida principal, especialmente nos contratos de crédito à habitação com hipoteca e fiança.
Qual a responsabilidade do fiador?
- Ser fiador representa uma responsabilidade elevada – é uma garantia de obrigações muito comum nos contratos de crédito à habitação e nos contratos de arrendamento – e deve ser uma decisão tomada de forma muito ponderada. Se tomou essa decisão, mas está arrependido, saiba que existe forma de contornar a situação.