Qual o caminho percorrido em caso de cálculos renais no ureter por onde esse cálculo vai passar até ser expelido pelo nosso sistema excretor?
Índice
- Qual o caminho percorrido em caso de cálculos renais no ureter por onde esse cálculo vai passar até ser expelido pelo nosso sistema excretor?
- Qual a causa mais frequente da cálculo renal?
- Quais são as formas de tratamento de cálculos ureterais?
- Quais as medidas que um paciente com cálculo renal pode tomar?
- Qual o tratamento adequado para cálculos renais?
Qual o caminho percorrido em caso de cálculos renais no ureter por onde esse cálculo vai passar até ser expelido pelo nosso sistema excretor?
A principal manifestação clínica da litíase renal é a cólica de rim, que ocorre quando um cálculo desprende-se do rim e se desloca pelo ureter, a caminho da bexiga.
Qual a causa mais frequente da cálculo renal?
- A complicação mais frequente da calculose renal, sem dúvida é a ureterolitíase. A migração de um cálculo do rim para o ureter é a causa responsável pelas cólicas renais na grande maioria dos casos. E o que fazer frente a uma cólica renal?
Quais são as formas de tratamento de cálculos ureterais?
- Existem ainda duas outras formas de tratamento de cálculos ureterais: a laparoscopia, um método ainda não consagrado e reservado para cálculos de ureter maiores do que 2 centímetros e a tradicional cirurgia aberta, hoje em dia pouco utilizada dada sua maior invasividade.
Quais as medidas que um paciente com cálculo renal pode tomar?
- Beber muita água e tomar analgésicos, em caso de dor, são as melhores medidas que um paciente com cálculo renal pode tomar.
Qual o tratamento adequado para cálculos renais?
- Para cálculos renais entre 6 mm e 15 mm, o tratamento de escolha é a nefrolitotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), que consiste na aplicação de ondas de choque emitidas por equipamento específico que concentra as ondas de choque sobre a pedra nos rins. A localização pode ser feita com auxílio do raio-x ou ultrassom.