Quando nenhum antidepressivo faz efeito?
Quando nenhum antidepressivo faz efeito?
Apesar de existirem várias terapias com medicamentos e tratamentos psicológicos eficazes para o distúrbio, em uma parcela dos portadores - entre 10% e 30% - elas fazem pouco ou nenhum efeito. Essas pessoas têm a chamada depressão resistente ao tratamento, também conhecida como refratária ou não responsiva.
Quem já sofreu com a depressão?
- Quem já sofreu com a doença sabe que depressão não é só tristeza. Sintomas como irritabilidade, problemas no sono e dores pelo corpo são característicos de quem luta contra o problema. Na maioria dos casos, o tratamento para depressão pede não só a terapia, mas também o uso de medicamentos, que auxiliam na melhora mais rápida do paciente.
Qual o tratamento para a depressão refratária?
- Caso o tratamento não atenda às expectativas mesmo após o período de 30 a 40 dias da segunda tentativa, têm-se o diagnóstico de depressão refratária, sendo necessário procurar outros tratamentos associados. Existe algum sintoma que pode prever esse tipo de depressão?
Posso fazer o mesmo efeito depois do uso contínuo?
- Sim, alguns remédios podem não fazer mais o mesmo efeito depois de algum tempo de uso contínuo, pois o organismo fica tolerante a ele. Nesses casos, o paciente precisa rever com seu médico a melhor opção, aumentar a dose ou trocar a medicação.
Por que é mais frequente tomar o remédio antes do tempo?
- Isso é mais frequente em pessoas que melhoram e param de tomar o remédio antes do tempo, depois têm uma recaída e voltam a tomar, melhoram e param novamente, e assim sucessivamente.