Quando o INSS indeferiu o benefício de Auxílio-doença?
Quando o INSS indeferiu o benefício de Auxílio-doença?
Ouça em voz altaPausarSe o auxílio-doença foi indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve retornar ao trabalho imediatamente. Se não estiver em condições de assumir suas funções, o trabalhador deve comunicar a empresa sobre a decisão da Previdência Social e recorrer da decisão como mencionamos anteriormente.
Como o INSS negar a concessão do auxílio-doença?
- Em geral, o motivo do INSS negar a concessão do auxílio-doença é porque constatou que aquele segurado não preencheu cumulativamente os requisitos obrigatórios (carência, qualidade de segurado e / ou incapacidade para o trabalho).
Quando o INSS nega a concessão do auxílio por incapacidade temporária?
- Quando o INSS nega injustamente a concessão do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), você terá a opção de tentar resolver a questão administrativamente ou judicialmente. Se optar pela via administrativa, primeiro existe a possibilidade de entrar com um pedido de reconsideração junto ao INSS.
Como conseguir o benefício negado pelo INSS?
- É por isso que a via judicial é uma boa opção para conseguir o benefício negado pelo INSS, já que o médico indicado pelo juiz tem que ser um especialista. Além disso, auxílio-doença e, em especial, a posentadoria por invalidez costumam oferecer um custo elevado para a previdência.
Qual é o auxílio-doença?
- O auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) é destinado a todas as classes de segurados do RGPS que, cumprindo a carência, restarem incapacitados para o trabalho ou atividade habitual de maneira temporária, por mais de 15 dias consecutivos, em razão da ocorrência de moléstia relacionada ou não com o labor.