adplus-dvertising

Como é composto o acervo do museu virtual?

Índice

Como é composto o acervo do museu virtual?

Como é composto o acervo do museu virtual?

Entendemos como museu virtual a instituição sem fins lucra- tivos que conserva, investiga, comunica e interpreta bens cul- turais que não são de natureza física. Isto significa dizer que todo o acervo do museu virtual é composto por bytes, ou seja, potencializado pela tecnologia.

Qual o objetivo de visitar um museu virtual?

Os museus virtuais tem como maior objetivo o de preservar e divulgar a memória das instituições museais na internet. ... E, por último, os museus realmente interativos, que são aqueles onde existe uma relação entre o museu virtual e o museu físico, sendo acrescentados elementos de interatividade, que envolvem o visitante.

Qual a diferença entre museu virtual e museu de visita virtual?

Discordamos dessa autora nesse aspecto, primeiro porque um museu virtual já é um autêntico museu, ou seja, ele não precisa reproduzir fisicamente um museu para ser considerado um autêntico museu virtual. E em segundo lugar, uma visita virtual não faz dele um museu virtual, pode ser apenas um bom site de museu.

Como é um museu virtual?

  • Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do patrimônio com seus usuários através da internet. É também conhecido como museu online, museu eletrônico, hypermuseu, museu digital, cibermuseu ou museu na web.

Como os museus buscam divulgar o seu acervo?

  • Como qualquer instituição do século XXI, os museus também buscam levar ao grande público informações sobre o conteúdo do seu acervo e sobre as atividades culturais desenvolvidas em seu espaço. Assim, o uso da Internet como meio de divulgação e comunicação possibilitou aos museus uma interação maior com os utilizadores.

Como os museus transformaram a internet em um espaço para divulgação?

  • Segundo Maria Luísa Bellido Gant (2001), os museus transformaram a Internet em um espaço para a apresentação de seus boletins, folhetos e catálogos, facilitando a divulgação de suas actividades. Uma questão que se coloca é como a Internet é usada pelos museus.

Por que os museus não possuem sites institucionais?

  • E isso não se passa de forma diferente na sua relação com a museologia. Os museus, como qualquer instituição, estão presentes na rede mundial de computadores. A criação de sites de museus proliferou a partir da década de 90, com o avanço da Internet, mas muitos museus ainda nem possuem sites institucionais.

Postagens relacionadas: