O que é extra petita sentença?
Índice
- O que é extra petita sentença?
- Qual o recurso cabível para atacar uma sentença ultra petita ou sentença extra petita?
- O que fazer quando a sentença e ultra petita?
- Qual a consequência da sentença extra petita?
- O que é sentença extra petita e ultra petita?
- O que é nulidade da sentença por julgamento ultra petita?
- É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida?
- É possível corrigir sentença extra petita por meio de embargos de declaração?
- O que é julgado na sentença ultra petita?
- Pode aplicar a teoria da causa madura nas sentenças citra petita?

O que é extra petita sentença?
É a decisão que concede algo diferente do que foi pedido pelo autor. Portanto, quando a sentença não respeita a certeza do pedido gera vício que a torna nula, sendo extra petita sempre que conceder ao autor algo estranho à certeza do pedido.
Qual o recurso cabível para atacar uma sentença ultra petita ou sentença extra petita?
Da prolação de uma sentença ultra petita, a regra geral aduz que caberá o recurso de apelação (art. 513 do CPC), buscando-se a anulação do capítulo de sentença que excede o limite fixado pelo autor.
O que fazer quando a sentença e ultra petita?
Da sentença extra petita proferida pelo juiz, caberá o recurso de apelação (art. 513 do CPC) fundamentado em erro de procedimento, devendo o recorrente pleitear a anulação da decisão combatida.
Qual a consequência da sentença extra petita?
– sentença “extra petita” é aquela na qual o juiz concede pedido diverso daquele postulado pelo autor. ... A consequência é a nulidade da sentença.
O que é sentença extra petita e ultra petita?
Note-se que no julgamento ultra petita o juiz foi além do pedido. ... Já no julgamento extra petita a providência deferida é totalmente estranha não só ao pedido, mas também aos seus fundamentos. Exemplo: o autor pede proteção possessória e o juiz decide pelo domínio, reconhecendo-o na sentença.
O que é nulidade da sentença por julgamento ultra petita?
A sentença ultra petita é nula, e por se tratar de nulidade absoluta, pode ser decretada de ofício. Contudo, em nome do princípio da economia processual, quando possível, a decisão deve ser anulada apenas na parte que extrapola o pedido formulado.
É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida?
O juiz resolverá o mérito acolhendo ou rejeitando, no todo ou em parte, os pedidos formulados pelas partes. ... É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
É possível corrigir sentença extra petita por meio de embargos de declaração?
A decisão ultra ou extra petita pura e simples, sem omissão, contradição ou obscuridade, não pode ser corrigida por meio de embargos declaratórios. De outra parte, a sentença citra ou infra petita pode ser corrigida por embargos de declaração, pois essa sentença encerra uma omissão, cabendo ao juiz supri-la.
O que é julgado na sentença ultra petita?
Sendo o pedido determinado, na sentença ultra petita, o juiz concede ao autor a tutela jurisdicional pedida, o gênero do bem da vida pretendido, mas extrapola a quantidade indicada pelo autor. No pedido genérico, em que não há determinação do pedido, não se pode falar em sentença ultra petita.
Pode aplicar a teoria da causa madura nas sentenças citra petita?
Portanto, por estas razões, nos casos de sentença citra petita não seria possível a aplicação da teoria da causa madura, seja porque o legislador assim não o permitiu, como também visando valorizar a sentença de 1º grau e o ofício do magistrado que, em primeiro lugar, toma conhecimento da causa.