O que acontece quando a raiz do dente trinca?
Índice
- O que acontece quando a raiz do dente trinca?
- Tem como recuperar dente trincado?
- Como saber se o dente tá trincado?
- O que é dente trincado?
- Qual a diferença entre trinca e fratura da raiz dentária?
- Por que a trinca afeta o dente?
- Por que um dente trincado não pode ser tratado?
- Quais são as raízes de dentes anteriores?

O que acontece quando a raiz do dente trinca?
A raiz dentária fraturada. E quando a raiz fraturada não é diagnosticada a tempo, o dente fica suscetível à infiltração bacteriana que pode levar à reabsorção do osso ao redor dessas raízes. O resultado quase sempre é a perda do dente fraturado.
Tem como recuperar dente trincado?
De modo geral, os tratamentos para dente trincado envolvem:
- utilizar um adesivo dental para preencher a fissura;
- fazer uma coroa, espécie de capa para restaurar e proteger o dente;
- fazer um tratamento de canal, retirando o pedaço afetado;
- colocar um implante, ou seja, um dente que imita o natural.
Como saber se o dente tá trincado?
Um dente trincado pode ou não manifestar sintomas. Por isso, é comum as pessoas com esse problema procurarem o dentista apenas quando isso incomoda, ou se por acaso está afetando a estética do sorriso....
- sensibilidade às variações de temperatura;
- dor constante de intensidade variável;
- dor aguda na hora de mastigar.
O que é dente trincado?
Dente trincado é um quadro que, apesar de quase imperceptível, merece atenção. Apesar de não causar dor, pode prejudicar toda a estrutura dentária de diversas maneiras. Isso porque o problema, na verdade, está no esmalte dentário, que é a estrutura mais mineralizada e resistente do dente.
Qual a diferença entre trinca e fratura da raiz dentária?
- A diferença entre trinca e fratura da raiz dentária. Embora para o estudo, diagnóstico e prognóstico das fraturas em raízes a diferenciação entre trinca e fratura radicular não tenha importância terapêutica, é comum os pacientes buscarem informações sobre o assunto.
Por que a trinca afeta o dente?
- Algumas trincas afetam não apenas o exterior do dente, como também seu interior. Caso a trinca seja profunda o suficiente para alcançar a polpa de seu dente, localizada abaixo das camadas de esmalte e da dentina, talvez você precise de um tratamento do canal da raiz para eliminar a polpa inflamada e salvar o dente.
Por que um dente trincado não pode ser tratado?
- Um dente trincado não pode ser tratado uma vez que a trinca atinge abaixo da linha da gengiva, de acordo com a AAE. Isso significa que seu dentista precisará remover o dente, mas não significa que você será deixado com um espaço vazio em sua boca.
Quais são as raízes de dentes anteriores?
- Isso porque, em dentes anteriores, as raízes são únicas e com abordagens e acessos mais simples. Além disso, essas fraturas são do tipo longitudinal, mais fáceis de detectar e de imobilizar. Já em dentes posteriores – e que podem possuir duas ou mais raízes – as fraturas envolvem áreas com difícil acesso e diagnóstico.