O que fazer se a raiz do dente está exposta?

O que fazer se a raiz do dente está exposta?
Como tratar a raiz do dente exposta Existe uma técnica de recobrimento radicular que pode ser uma solução para a raiz exposta. “Essa cirurgia consiste em retirar um retalho de gengiva de um sítio doador, e colocá-lo para recobrir a área afetada pela retração”, explica a dentista.
O que é retração no dente?
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta.
Como se chama o resto do dente que fica na gengiva?
Esse pedacinho que restou tem um nome não muito comum, mas bastante sugestivo. Segundo a dentista Thalita Costa, a raiz residual pode surgir não só a partir de casos como esse, mas também de extrações mal realizadas.
Como evitar a raiz exposta nos dentes?
- A raiz exposta causa muitas dores e alta sensibilidade nos dentes. Portanto, as escovas comuns podem acabar machucando ou causar um grande desconforto. Para que não tenha esse problema, prefira usar escovas menores, bem macias e que limpem e higienizem delicadamente.
Qual a causa da raiz dentária exposta?
- A causa mais comum para o aparecimento da raiz dentária exposta é a periodontite, uma doença infecciosa que reabsorve o osso que envolve as raízes.
Como explicar a dor na raiz do dente?
- Veja a seguir algumas causas e sintomas que podem explicar a dor na raiz do dente e como seu dentista pode ajudá-lo a se sentir melhor novamente. A raiz do dente é composta pela polpa sensorial e a dentina, que são cobertas por uma substância chamada cemento.
Como funciona o tratamento da raiz exposta?
- Outro procedimento que ajuda no tratamento da raiz exposta, é o uso de selantes. Estes produtos são uma espécie de película protetora, aplicadas sobre os sulcos dos dentes. Os selantes conseguem penetrar o esmalte dentário, criando uma barreira que protege, facilita a limpeza e controla os níveis de placa bacteriana.