O que fazer quando a placa do seu veículo foi clonada?

O que fazer quando a placa do seu veículo foi clonada?
Quando isso acontece, o primeiro passo é o proprietário do veículo registrar um Boletim de Ocorrência em alguma delegacia de polícia. Receber notificações de multas de trânsito sem ter cometido e ou referentes a lugares que não trafegou.
Não estava no local da multa?
Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.
Por que os motoristas precisam de uma placa clonada?
- Há também motoristas que criminosamente após terem diversas multas e pontos em sua carteira, passam a utilizar uma placa clonada. Entretanto, caso isso ocorra, saiba que essa pessoa poderá responder por receptação, adulteração de veículos, falsificação de documento público, estelionato e ter a sua CNH cassada e o carro retido.
Como saber se comprou um carro clonado?
- Ao perceber que comprou um carro clonado, o novo proprietário deve procurar um posto policial com urgência e fazer um boletim de ocorrência. Depois, é preciso realizar o registro da condição no Detran.
Qual é a clonagem dos veículos?
- De acordo com as estimativas policiais do último ano, um dos crimes que mais cresce no País é a chamada clonagem de veículos, que na verdade está relacionada a clonagem das placas dos carros.
Qual a placa de identificação do veículo?
- Quando clonado, o veículo tem o seu conjunto alfanumérico da placa de identificação aplicado em outro veículo. Os caracteres das placas de identificação veicular são exclusivos para cada veículo e o acompanham até a baixa do registro, conforme previsto no artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro.