Como proceder em caso de pensão alimentícia atrasada?

Como proceder em caso de pensão alimentícia atrasada?
Existem duas formas de cobrança de pensão alimentícia atrasada: pelo rito da penhora ou pelo rito da prisão civil. Rito da Prisão Civil: É o mais famoso, mas nem sempre o mais eficaz. É comum sair notícias de famosos que acabam sendo presos por dever pensão alimentícia, o que gera uma sensação de eficácia ao público.
Como fica a pensão alimentícia na quarentena?
A advogada ainda esclarece que apenas alegar que a renda foi afetada pela pandemia não é o suficiente para que seja arbitrada uma redução no pagamento, é preciso provar que houve uma diminuição na renda do devedor e que ela não é suficiente para arcar com o pagamento integral da pensão.
Quem pode ser preso por pensão alimentícia atrasada?
- Pai preso por pensão alimentícia atrasada Quando a pensão alimentícia está atrasada, o devedor pode ser preso e esta é a única prisão civil admitida em nosso país. No entanto, ela é apenas uma maneira de obrigar o devedor a realizar o pagamento, ou seja, a dívida alimentar continuará existindo mesmo depois da prisão.
O que fazer para cobrar a pensão alimentícia atrasada?
- Para entender o que fazer para cobrar a pensão alimentícia atrasada, primeiro é importante entender que a pensão não está em atraso se não houve uma determinação ou um acordo judicial que determinasse o seu pagamento. O que isso quer dizer?
Quando é cobrada a pensão alimentícia?
- Os famosos acordos "de boca" não são considerados para cobrança de ação de alimentos. Portanto, sempre formalize a pensão alimentícia! QUANTO TEMPO ESPERAR PARA COBRAR? Caso o pagamento esteja estipulado para todo dia 10 do mês e o devedor até o dia 11 não pagou, a pensão já poderá ser cobrada.
Quais são as causas de pensão alimentícia?
- As causas de pensão alimentícia são frequentes no direito familiar. Aqui mesmo no Blog, já tratamos algumas delas. Além de ações para estipular quanto deverá ser pago, há outra grande questão: se o pagamento atrasa, como cobrar? A partir de quanto tempo é possível realizar a cobrança? Quais as consequências para o devedor?