O que fazer quando a empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?
Índice
- O que fazer quando a empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?
- O que acontece em caso de incapacidade do trabalhador em executar as suas atividades?
- Qual a consequência trabalhista que este afastamento trará quando o empregado em questão tiver alta do INSS?
- Quem aceita a reintegração do Trabalhador ao posto de trabalho?
- Como o trabalhador retorna à empresa?
- Como o trabalhador se sujeite a retornar ao trabalho?
- Qual o impedimento do trabalhador de retornar ao trabalho?

O que fazer quando a empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?
No momento que o empregado se apresenta após a alta, a empresa deve cumpri sua função social e permitir o retorno do funcionário, não o fazendo, pode ser condenada judicialmente a pagar indenização pelos salários não pagos desde a alta do INSS.
O que acontece em caso de incapacidade do trabalhador em executar as suas atividades?
Interrompe-se o contrato de trabalho quando o trabalhador sofre acidente e este acidente o impossibilita de desempenhar suas atividades laborativas para o trabalhador por prazo inferior a 15 (quinze) dias, mas recebendo seu salário.
Qual a consequência trabalhista que este afastamento trará quando o empregado em questão tiver alta do INSS?
O trabalhador empregado que tem alta do INSS após um período de afastamento deve se apresentar à empregadora para retornar ao trabalho. ... Isso ocorre mais frequentemente quando o médico do trabalho não concorda com o parecer do perito do INSS, avaliando que o trabalhador não está efetivamente apto.
Quem aceita a reintegração do Trabalhador ao posto de trabalho?
- Infelizmente, a maior parte dos empregadores não aceitam a reintegração do trabalhador ao posto de trabalho, ainda que readaptado, com receio de que esse trabalhador possa ter a sua incapacidade agravada, responsabilizando a empresa pelo agravamento, acarretando reclamação trabalhista de indenização contra a empresa.
Como o trabalhador retorna à empresa?
- Tipicamente, o trabalhador retorna à empresa para reassumir suas funções e a empresa, na maioria das vezes, com o objetivo de eximir-se de sua responsabilidade, entrega um “encaminhamento” para o INSS para que o trabalhador tente estender ou reativar o benefício previdenciário que foi indeferido ou cessado.
Como o trabalhador se sujeite a retornar ao trabalho?
- Embora o trabalhador se sujeite a retornar ao trabalho sem ter condições clínicas para voltar a exercer suas atividades habituais, ele fica em uma situação de total desamparo, pois o médico da empresa, após análise, considera-o inapto para o trabalho e o encaminha para realizar novo pedido de benefício por incapacidade ao INSS.
Qual o impedimento do trabalhador de retornar ao trabalho?
- A situação mencionada acarreta o impedimento do trabalhador de retornar ao trabalho, mesmo colocando-se à disposição para a empresa, com objetivo de retornar ao seu posto de trabalho e executar as suas tarefas, ainda que doente e impossibilitado.