adplus-dvertising

O que é bom para recuperar a cartilagem do joelho?

Índice

O que é bom para recuperar a cartilagem do joelho?

O que é bom para recuperar a cartilagem do joelho?

Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.

O que é lesão na cartilagem do joelho?

A cartilagem do joelho é o tecido que recobre como um colchão a superfície dos ossos, e funciona basicamente como um grande amortecedor, absorvendo o impacto e distribuindo-o de maneira uniforme, evitando-se assim o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.

Por que a cartilagem do joelho é danificada?

  • É possível que a cartilagem seja danificada por causa de um trauma físico como um acidente que resulta no desalinhamento do joelho, por exemplo. Isso ocorre muito com atletas, mas na população geral é mais provável que outros fatores contribuam para o desgaste na cartilagem do joelho, como:

Quais são as lesões da cartilagem do joelho?

  • As lesões da cartilagem são comuns em traumatismos do joelho. Uma pancada ou uma entorse podem comprometer a estrutura da cartilagem e dar início ao processo degenerativo. A degeneração da cartilagem é chamada de ARTROSE, OSTEOARTROSE ou OSTEOARTRITE. A degeneração da cartilagem do joelho é chamada de GONARTROSE.

Como funciona a cartilagem?

  • No joelho, ela serve para evitar o atrito entre ossos e as articulações, além de dar suporte para que os ossos e outros tecidos permaneçam em seus devidos lugares. Apesar da sua resistência, não é preciso muito esforço para danificar a cartilagem, pois isso faz parte de um processo natural.

Como fazer a cirurgia do joelho?

  • A cirurgia é indicada quando a pessoa não apresenta melhora dos sintomas, continuando com dor, dificuldade de subir escadas e abaixar, mesmo depois de meses de tratamento convencional, com remédios, corticóides e fisioterapia. A operação pode ser feita retirando o joelho e colocando uma prótese em seu lugar.

Postagens relacionadas: