Como evitar que a cabeça do bebê fica torta?
Índice

Como evitar que a cabeça do bebê fica torta?
Alterne, sempre que possível, a posição em que o bebê costuma ficar para dormir, mamar ou sentar. Um estudo da Academia Americana de Pediatria orienta que o pequeno deve ficar de bruços por cerca de 30 a 60 minutos por dia para ajudar a evitar ou regredir as deformações cranianas, mas só enquanto estiver acordado.
Porque a cabeça do bebê fica torta?
A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.
Porque minha cabeça é torta?
Estima-se que até 10% dos bebês apresentam desde o nascimento ou desenvolvem nos primeiros meses de vida uma condição chamada Plagiocefalia Postural ou assimetria do crânio (cabeça torta), relacionada a vários fatores como gemelaridade (gêmeos), posição pélvica ao nascer (quando o bebê nasce sentado), preferência de ...
Como colocar o bebê de barriga para baixo?
- Sempre que possível e, claro, com supervisão, coloque o bebê para brincar de barriga para baixo. Nessa posição, além de não apoiar a cabeça, a criança ainda fortalece a musculatura do pescoço; O primeiro passo para avaliar o formato da cabeça de seu bebê consiste em olhá-lo de cima para baixo.
Por que não amassar as orelhas e cabeça do bebê?
- Poucas mamães se lembram desse detalhe na gravidez e quando o bebê nasce as avós ou tias sempre alertam a recém-mamãe sobre a importância da posição do bebê para não amassar as orelhas e cabeça. Você sabia que pela cartilagem frágil do bebê, as orelhas podem ficar tortas amassadas ou mesmo de abano?
Como avaliar o formato da cabeça de seu bebê?
- O primeiro passo para avaliar o formato da cabeça de seu bebê consiste em olhá-lo de cima para baixo. O melhor jeito de fazer isso é acomodando-o no colo de alguém (geralmente sentado no chão ou em uma cadeira baixa) de uma maneira que você possa olhá-lo de uma posição mais alta, de cima para baixo.
Será que o bebê brincar de barriga para baixo?
- Os famosos cangurus ou slings são bastante eficientes nesses casos; Sempre que possível e, claro, com supervisão, coloque o bebê para brincar de barriga para baixo. Nessa posição, além de não apoiar a cabeça, a criança ainda fortalece a musculatura do pescoço;