adplus-dvertising

Como funciona o balão intra-aórtico?

Índice

Como funciona o balão intra-aórtico?

Como funciona o balão intra-aórtico?

O balão intra-aórtico (BIA) é um dispositivo mecânico que aumenta a perfusão de oxigênio miocárdica, enquanto, ao mesmo tempo, aumenta o débito cardíaco. O aumento do débito cardíaco aumenta o fluxo sanguíneo coronário e, portanto, eleva o fornecimento de oxigênio.

Em que local é inserido o balão intra-aórtico?

O balão é inserido via punção da artéria femoral, retrogradamente, e sua ponta distal deverá ser posicionada na aorta torácica descendente, imediatamente após a emergência de artéria subclávia esquerda (Figura 1). A ponta do cateter coincide com a carina pulmonar, devendo ser confirmada com a radiografia de tórax.

O que significa balão intra-aórtico?

O balão intra-aórtico (BIA) é um recurso amplamente utilizado em cirurgia cardiovascular e em unidades de terapia intensiva, sendo considerado o dispositivo de assistência circulatória mecânica (ACM) mais utilizado.

Quais os cuidados com o balão intra-aórtico?

Dentre as intervenções e observações destacam-se: explicar ao paciente seu papel durante a inserção do BIA; preparar o material; posicioná-lo adequadamente no leito; proporcionar suporte ao paciente e a equipe médica; garantir um bom traçado eletrocardiográfico; atentar para possíveis complicações da técnica de ...

Como retirar balão intra Aortico?

Após a punção, passasse o fio guia, retira-se a agulha. Faz-se uma pequena incisão na pele para facilitar a passagem do dilatador. Após a passagem do dilatador, inseri-se o introdutor e passass-e o BIAo pelo fio guia, até a altura do ângulo de louis. (2cm distalmente a artéria subclávia esquerda).

Qual o gás é usado para fazer insuflar o balão Intraortico?

Para que ocorra a insuflação, é utilizado aproximadamente 40mL de gás hélio. O balão não oclui completamente a aorta – ocluindo cerca de 80% de sua secção transversal, de modo que durante a diástole o balão se insufla, favorecendo a perfusão coronariana.

Quais as veias utilizadas na inserção do balão intra aórtico?

Como é feita a inserção O cateter, após introduzido através da artéria femoral até a aorta descendente, é conectado ao equipamento responsável pela insuflação e desinsuflação do balão com gás hélio (gás de baixo peso molecular). A confirmação da posição correta do balão é feita pela radiografia de tórax.

Quais as veias utilizadas na inserção do balão intra-aórtico?

Como é feita a inserção O cateter, após introduzido através da artéria femoral até a aorta descendente, é conectado ao equipamento responsável pela insuflação e desinsuflação do balão com gás hélio (gás de baixo peso molecular). A confirmação da posição correta do balão é feita pela radiografia de tórax.

Quanto custa um balão intragástrico?

O procedimento de colocação do balão intragástrico varia muito de valor de cidade para cidade, pois depende, inclusive, do tipo de balão colocado. O valor em média, é de R$12.000. A colocação de balão intragástrico deve ser feita por equipe treinada, e em ambiente adequado, com todos os critérios de segurança.

Para que serve o cateter de Swan Ganz?

O catéter de Swan-Ganz, constitui um método rápido para obter informações diagnósticas úteis, sem o uso do Raio-X, através da avaliação das pressões nas cavidades direitas, tronco e Artéria Pulmonar (A.P.), Capilar Pulmonar (C.P.) e débito cardíaco pela termo-diluição.

Quais são as indicações mais frequentes do balão intra-aórtico?

  • Em meio às indicações mais frequentes do balão intra-aórtico, há as que se seguem: - Isquemia miocárdica refratária, nos casos em que não é possível empregar o tratamento percutâneo ou a revascularização cirúrgica de maneira imediata.

Como funciona o balão do coração?

  • O funcionamento do balão é controlado por um computador acoplado a um monitor cardíaco permitindo assim, a sincronia com as contrações e relaxamentos do coração. Como é um procedimento invasivo, seu uso é recomendado para casos instáveis, quando existem obstruções nas artérias coronárias e comprometimento da função contrátil do coração.

Qual o diâmetro máximo do balão?

  • A escolha do volume de cada BIA depende da altura do paciente, habitualmente deve-se seguir a recomendação de cada fabricante, mas habitualmente temos: A escolha deve ser feita no sentido de que o diâmetro máximo do balão não ultrapasse 90% do diâmetro da aorta do paciente.

Quais são os tipos de balão?

  • Há, basicamente, dois tipos de balão: o bidirecional e o unidirecional. Balão bidirecional – a insuflação do balão impulsiona o sangue da aorta em direção ao arco aórtico e em direção à aorta distal. Balão unidirecional representa o duplo balão. O balão inferior (redondo) oclui a aorta distal e todo o fluxo do sangue é direcionado ao arco aórtico.

Postagens relacionadas: