adplus-dvertising

Onde se aplica a norma ISO 17025?

Índice

Onde se aplica a norma ISO 17025?

Onde se aplica a norma ISO 17025?

A ISO 17025 é uma norma para a padronização de testes laboratoriais, porém apenas para laboratórios de ensaio e calibração. Tem algumas semelhanças e pontos em comum com as normas da série ISO 9000, porém não é aplicável a qualquer tipo de empresa.

Quais são as 3 atividades principais de laboratório considerado na norma 17025?

Mas a ISO 17025 considera três atividades laboratoriais, que são:

  • Calibração: o ajuste de equipamentos perante uma grandeza padronizada. ...
  • Ensaio: são técnicas e procedimentos de medição que comprovam requisitos técnicos de um produto ou material.

O que é a norma 17025?

A ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, é uma norma que especifica requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios.

Qual o objetivo da norma 17025 num laboratório?

A ABNT NBR ISO/IEC 17025, ou usualmente NBR 17025, é uma norma que rege os Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios. Esta Norma especifica os requisitos gerais para procedimentos de ensaios e/ou calibrações, compreendendo amostras. Ela engloba os ensaios e as calibrações realizados.

O que o INMETRO tem a ver com a ISO 17025?

A norma NBR ISO/IEC 17025 é utilizada pelo INMETRO no sistema de gestão da qualidade. Ela garante que a metodologia utilizada em um laboratório de calibração de peso na Alemanha seja igual àquela aplicada no Brasil, por exemplo, fazendo com que os procedimentos de cálculo e a forma de tratamento funcionem igualmente.

Quais os princípios da norma ISO 17025?

Esta norma apresenta os requisitos gerais para garantir a competência de laboratórios de ensaio e confere reconhecimento e acreditação a nível internacional às análises realizadas. A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, visando sempre a maior eficiência.

Como podemos comprovar que o laboratório atende ao requisito de imparcialidade?

É importante que o laboratório tenha certeza de que não há pressões comerciais, financeiras ou outras que possam comprometer a imparcialidade e, se as houver que procure eliminar ou minimizar o risco. Exemplos desses são a estrutura de propriedade, contractos de pessoal, etc.

Qual a importância da ISO 17025?

Qual a importância da ISO 17025? ... A ISO 17025, além de avaliar o sistema de gestão da qualidade, verifica a competência utilizando critérios técnicos — rastreabilidade, validação de métodos e cálculo de incertezas. Isto é, ela valida a imparcialidade e a confidencialidade.

Quais os princípios da ISO 17025?

A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, visando sempre a maior eficiência.

Qual a relação entre a ISO IEC 17025 e a ISO 9001?

Portanto, quem já tem seu sistema de gestão da qualidade atestado pela ISO 9001, atenderá esses requisitos da ISO 17025 com mais facilidade. Lembrando que os requisitos gerenciais são semelhantes, contudo, o atendimento da ISO 9001 não fornece competência ao laboratório para produzir resultados tecnicamente válidos.

Como funciona o Laboratório de calibração?

  • Para laboratórios de calibração, fica ainda mais evidente o benefício perante o mercado, pois todos os laboratórios de ensaios acreditados na ISO 17025, e empresas certificadas nas mais diversas normas, necessitam calibrar equipamentos de acordo com a norma.

Quais são as melhores práticas de laboratório para seu mapa de trabalho?

  • Conheça 5 boas práticas de laboratório para seu mapa de trabalho! Um laboratório normalmente conta com diversos processos internos, que ocorrem diariamente. São exames que vão desde os mais simples aos mais complexos, emissão de laudos e ações administrativas.

Como o laboratório deve ser capaz de medir?

  • Bom, o laboratório deve ser capaz de atender com equipamentos, equipe competente e método confiável de medição para garantir precisão e exatidão com rastreabilidade no sistema internacional de medição (SI).

Quais são as boas práticas de um laboratório?

  • As boas práticas de um laboratório incluem o uso de equipamentos eficazes. Nesse rol entram os termômetros calibrados, que permitem uma medição de temperatura mais precisa.

Postagens relacionadas: