O que fazer para recuperar a guarda do filho?
Índice
- O que fazer para recuperar a guarda do filho?
- O que faz uma mãe perder a guarda de um filho?
- O que fazer quando a mãe é impedida de ver o filho?
- Posso conseguir a guarda do meu filho?
- Como chegar a um acordo com a guarda de seus filhos?
- Quando ocorre a guarda de crianças e adolescentes?
- Qual a origem do caso de guarda?

O que fazer para recuperar a guarda do filho?
Para reaver a guarda do seu filho, realmente será necessário abrir um processo de guarda, que ficará apensado ao processo anterior (processo onde a guarda foi passada para a sua mãe). Portanto, o novo processo deve ser aberto na mesma comarca, e ficará "grampeado" com o processo anterior.
O que faz uma mãe perder a guarda de um filho?
- Os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil indicam as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder o poder familiar, se comprovada a falta, a omissão ou o abuso em relação aos filhos. - Podem vir a perder caso coloquem em risco o menor como em casos de violência ou ameaças físicas e verbais contra o filho.
O que fazer quando a mãe é impedida de ver o filho?
4) Conselho Tutelar Ocorrendo o descumprimento do que foi acertado judicialmente, como forma administrativa, pode ser levado ao Conselho Tutelar por aquele que está sendo impedido de ver o filho. O Conselho Tutelar não possui autonomia judicial para decidir a questão da guarda e convivência.
Posso conseguir a guarda do meu filho?
- Sou pai, quero saber se posso conseguir a guarda do meu filho? Sou pai, quero saber se posso conseguir a guarda do meu filho?
Como chegar a um acordo com a guarda de seus filhos?
- Os pais podem chegar a um acordo com relação à guarda de seus filhos, onde um abre mão de seu direito em benefício exclusivo do outro, sem discussões ou brigas. A mesma concessão pode se repetir em favor de outras pessoas, como os avós, tios, entre outros, sendo que as razões podem ser das mais variadas.
Quando ocorre a guarda de crianças e adolescentes?
- Apenas o fato dos filhos terem menos de 18 anos já faz com o processo corra, necessariamente, na Justiça. A guarda ocorre quando há a posse da criança ou adolescente, ou seja, quando um adulto convive com ela em sua casa. E, além disso, é responsável civilmente por ela, provendo suas necessidades, protegendo-a e educando-a.
Qual a origem do caso de guarda?
- Se os pais tiverem nacionalidades diferentes, cada caso específico de guarda será analisado individualmente. Se o processo for instaurado no Brasil, as leis brasileiras serão as aplicadas ao caso. Nesse caso, o juiz buscará a decisão que mais favoreça à criança. Porém, cabe ressaltar que essa decisão judicial ainda é passível de recurso.