adplus-dvertising

Porque proteger a Caatinga?

Índice

Porque proteger a Caatinga?

Porque proteger a Caatinga?

A Caatinga é frequentemente associada com a seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. ... Além disso, traz mais benefícios ambientais, como: a conservação da água, do solo e da biodiversidade.

Qual a característica da Caatinga arbórea?

A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”.

Qual a área de proteção da caatinga?

  • Apenas 7,8% do território da Caatinga está protegido por unidades de conservação dos quais 1,3% por áreas de proteção integral; um número abaixo da meta nacional de 10%, conforme compromisso do Brasil como signatário da Convenção Internacional de Diversidade Biológica.

Qual a importância da conservação da caatinga?

  • A conservação da Caatinga é importante para a manutenção do clima e do regime das chuvas, da disponibilidade de água potável, de solos agricultáveis, desenvolvimento de plantas e todos os produtos que delas provem – frutos, raízes, madeiras, fibras, e de parte importante da biodiversidade do planeta.

Por que a utilização inadequada da caatinga?

  • A utilização inadequada da Caatinga pode levar ao desaparecimento de algumas espécies e à conseqüente perda da biodi- versidade. Foto: Luciano Lima Foto: Carlos A. da Silva 13 A Caatinga deve ser considerada patrimônio biológico de valor incalculável e ser preservada e protegida, pois ela só existe no Brasil.

Qual a área da caatinga?

  • Ocupa uma área de cerca de 800 mil km2e está incluída em nove estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. O nome Caa- tinga é de origem indígena e significa “mata branca”. 8 Características da Caatinga

Postagens relacionadas: