adplus-dvertising

Qual tecido forma a dentina?

Índice

Qual tecido forma a dentina?

Qual tecido forma a dentina?

tecido conjuntivo A Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. A dentina é recoberta pelo esmalte na sua porção coronária e pelo cemento na porção radicular.

Como se caracteriza a estrutura normal da dentina?

Estrutura dentinária: Os canalículos têm cerca de 1 micrometro de diâmetro em sua parte periférica e cerca de 3 micrometros na superfície pulpar. As paredes dos canalículos são limitadas por uma dentina pericanalicular hipermineralizada ao longo de seu comprimento com excessão da parte do canalículo próximo à polpa.

Como a dentina é formada?

É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Qual a origem da dentina?

A dentina é secretada pelos odontoblastos, que são células mesenquimais especializadas na produção da matriz proteica precursora, chamada pré-dentina.

Como ocorre a formação da dentina Circumpulpar?

Dentina circumpulpar: se apresenta, em espessura, como a maior parte da dentina. É constituída por dentina intertubular e dentina peritubular. ... Sua formação ocorre durante toda a vida e, com estímulos como abrasão e cárie, pode ocorrer obliteração de seus túbulos, formando assim a dentina esclerótica.

Onde se localiza a dentina?

A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.

Quais as principais características do tecido pulpar?

O tecido pulpar é composto de um material gelatinoso, de consistência viscosa, denominado de matriz extracelular. Compondo essa matriz existem os proteoglicanos e glicoproteínas, entrelaçados a feixes de fibras colágenas.

O que é a dentina do manto?

Dentina do manto: é formada pelos odontoblastos em diferenciação, por isso sua mineralização tem início a partir das vesículas da matriz, as quais não vão mais estar presentes na formação da dentina circumpulpar. Na dentina do manto há uma menor quantidade de material mineral.

Qual a origem dos odontoblastos?

Esta célula com origem na crista neural localizada na parte externa da surperficie da polpa dental, e cuja função biologica é a dentinogênese, que é o processo de criação da dentina, a estrutura que fica abaixo do esmalte dental.

Como ocorre a Dentinogenese?

Mas, afinal, o que é dentinogênese? Dentinogênese é o processo pelo qual a dentina dental é formada. Ele ocorre em duas etapas principais: primeiro a formação da matriz dentinária ou pré-dentina. Em seguida, essa formação é calcificada, originando a dentina.

Quais são os produtos da dentina?

  • Uma gama variada de produtos diferenciados que satisfazem as necessidades dos nossos Clientes nos diversos tipos de especialidades e tratamentos. Como empresa de referência no setor, a Dentina está presente nos principais Eventos Nacionais dirigidos a Profissionais da Saúde Oral.

Quais são os prolongamentos da pré-dentina?

  • Estes prolongamentos vão se tornando mais longos à medida que a dentina vai ficando mais espessa, ocupando os denominados túbulos dentários. Estes túbulos são canais estreitos que se ramificando intensamente próximo da junção entre dentina e esmalte. A pré-dentina é a matriz não mineralizada sintetizada inicialmente pelos odontoblastos.

Qual a relação entre dentina e polpa?

  • Dentina e polpa formam um complexo em íntima relação topográfica, embriológica e funcional, por isso têm características biológicas comuns. A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%).

Por que a dentina é permeável?

  • A dentina é canalicular, e, portanto permeável; substâncias podem penetrar através dos canalículos e atingir a polpa. Os odontoblastos estão situados na periferia da polpa, e as suas projeções citoplasmáticas (prolongamentos) ocupam um espaço na matriz da dentina, que são os túbulos dentinários.

Postagens relacionadas: