Quais os níveis da mielomeningocele?
Índice
- Quais os níveis da mielomeningocele?
- Como ocorre a mielomeningocele?
- Quem tem mielomeningocele pode andar?
- Como tratar paciente com mielomeningocele?
- Quais são as complicações que os pacientes com mielomeningocele podem apresentar?
- Quais são os profissionais que podem fazer o procedimento da mielomeningocele?
- Onde ocorre a mielomeningocele?
- O que pode causar a encefalocele?
- O que a mielomeningocele pode causar?
- Qual a diferença entre mielomeningocele e meningocele?
Quais os níveis da mielomeningocele?
A MMC pode ser classificada em níveis funcionais de acordo com seu comprometimento neurológico: torácico, lombar alto, lombar baixo e sacral5.
Como ocorre a mielomeningocele?
A mielomeningocele é uma malformação embrionária do sistema nervoso central que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação decorrente de uma falha no fechamento do tubo neural resultando numa abertura vertebral, músculo- fascial, cutânea e dural com protrusão e exposição da medula espinhal que se encontra aberta ...
Quem tem mielomeningocele pode andar?
Crianças e adolescentes com mielomeningocele podem apresentar dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar porque perdem os movimentos dos músculos que ficam abaixo da lesão. Para o tratamento, algumas vezes, são utilizadas órteses para auxiliar a reabilitação.
Como tratar paciente com mielomeningocele?
O tratamento da mielomeningocele é realizado também através de cirurgia com o objetivo de realizar a plástica das meninges e da pele que recobre o defeito, cirurgia esta que é realizada nas primeiras 24 a 48 horas de vida do recém-nascido.
Quais são as complicações que os pacientes com mielomeningocele podem apresentar?
A perda de controle das funções do intestino e da bexiga, paralisia total ou parcial das pernas e hidrocefalia estão entre os principais problemas decorrentes desta doença.
Quais são os profissionais que podem fazer o procedimento da mielomeningocele?
Muitos são os problemas decorrentes da mielomeningocele, os quais não podem ser considerados isoladamente. Portanto, faz-se necessário a integração de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, cirurgiões ortopédicos e neurológicos, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
Onde ocorre a mielomeningocele?
A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida. Espinha bífida é um defeito congênito que ocorre quando os ossos da coluna não se formam completamente. Primordialmente isto ocorre no início da gravidez. Como resultado observamos uma abertura da coluna nas costas, geralmente no fim da coluna (região sacral).
O que pode causar a encefalocele?
Basicamente, a Encefalocele é um defeito no fechamento desse tubo, causado pela presença de uma falha óssea (um espaço fica aberto no crânio) e a saída de tecido cerebral ou meninges por esse local. O processo forma uma espécie de bolsa do lado de fora da cabeça da criança, uma hérnia.
O que a mielomeningocele pode causar?
O comprometimento neurológico na mielomeningocele é comum, incluindo alguns sinais e sintomas: Fraqueza muscular das pernas, às vezes envolvendo paralisia. Perda de controle e demais problemas intestinais e da bexiga. Insensibilidade parcial ou total.
Qual a diferença entre mielomeningocele e meningocele?
Portanto a mielomeningocele é o único tipo de espinha bífida que expõe a medula espinhal do bebê ao líquido amniótico. A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele.