adplus-dvertising

Qual é o nome do verbo que precisa de complemento com preposição?

Índice

Qual é o nome do verbo que precisa de complemento com preposição?

Qual é o nome do verbo que precisa de complemento com preposição?

Questão 1 – O verbo que precisa de complemento com preposição é chamado de transitivo indireto.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Denominam-se transitivos diretos aqueles cujo complemento não é obrigatoriamente preposicionado (objeto direto) e transitivos indiretos aqueles que exigem a preposição diante do complemento (objeto indireto).

Como saber se o verbo pede complemento?

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

Como se chama o nome do complemento do verbo transitivo?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Precisa de complemento com preposição?

Complemento verbal: objeto indireto Enquanto o objeto direto não necessita de preposição, no objeto indireto a preposição é fundamental para completar o sentido do verbo. Assim, a preposição é essencial e a sua ausência compromete o sentido de todo o enunciado.

Quais são os complementos do verbo?

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

Quando a frase precisa de complemento?

Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.

Quais são os complementos verbais?

  • Os complementos verbais, como o próprio nome indica, ligam-se a verbos transitivos para tornar completo o seu sentido. Observe a oração abaixo: Eu comprei uma casa. Nessa oração, é possível perceber que, se nós interrompermos o enunciado no verbo, ele pedirá uma informação maior.

Por que precisamos de complementos na língua portuguesa?

  • Existem algumas palavras na língua portuguesa que necessitam de complementospara serem compreendidas adequadamente. É o exemplo da palavra “necessidade”: “Tenho necessidade de um médico.”. Como podemos ver acima, a palavra necessidade está sendo completada pelas palavras “um médico”. Esse termo é chamado de Complemento Nominal, ...

Por que os complementos precisam ser complementados?

  • Como pôde perceber, ambos os verbos precisaram ser complementados, por isso, eles são chamados de transitivos, os quais podem ser transitivos diretos (se o complemento for um objeto direto) e indiretos (no caso de o complemento ser um objeto indireto). Mas ainda precisamos conhecer outro. Assim, observe: Sorri.

Como ocorre a mesma coisa com os verbos?

  • Acontece a mesma coisa com os verbos, eles também, em muitas situações, precisam ser completados para que se entenda o sentido que eles exprimem. Ex: “Necessitamos de um médico urgentemente.” No caso acima, ao invés de um “nome” (substantivo), temos um verbo. E como podemos notar, o complemento desse verbo é o mesmo do exemplo anterior “um médico”.

Postagens relacionadas: