Tem como curar a varicocele sem cirurgia?

Tem como curar a varicocele sem cirurgia?
A embolização de varicocele é o método mais atual e inovador para tratar a varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.
Como reverter a atrofia testicular?
O tratamento para a atrofia testicular deve ser indicado pelo urologista de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de medicamentos que promovam o alívio dos sintomas e que façam com que os testículos voltem ao tamanho normal. No entanto, quando isso não acontece, o médico pode indicar a realização de cirurgia.
Por que a varicocele não requer tratamento?
- Por varicocele geralmente não causar sintomas, muitas vezes ela não requer tratamento. Varicoceles podem ser descobertas somente durante um exame de fertilidade ou durante um exame físico de rotina. No entanto, se você sentir dor ou inchaço no seu escroto ou se estiver tendo problemas de fertilidade, procure assistência médica.
Qual o exame clínico para diagnosticar a varicocele?
- Drauzio – O exame clínico basta para diagnosticar a varicocele ou é importante pedir exames complementares? William Carlos Nahas – O mais importante é o diagnóstico clínico, embora existam métodos como o ultrassom com Doppler, que permite avaliar o calibre dos vasos e o fluxo de sangue que comportam.
Qual a idade mais comum para a varicocele?
- A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, sendo a idade o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema. No entanto, pesquisas recentes indicam que o excesso de peso também pode estar relacionado à ocorrência de varicocele.
Por que homens com varicocele não manifestam sintomas?
- Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode: Melhorar se o homem deitar de costas. Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornar-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.