Como transcrever DNA para RNA?
Índice
- Como transcrever DNA para RNA?
- Como a transcrição é iniciada e terminada?
- O que é uma molécula de RNA?
- Como ocorre o processo de tradução?
- Qual a sequência da fita complementar do DNA?
- Quando ocorre a transcrição do DNA?
- Quais são as etapas do processo de transcrição e o que ocorre em cada uma delas?
- Como é formada a molécula de RNA?
- Qual a molécula de RNA que carregará essa informação genética?
- Por que o RNA é responsável pela formação de novas proteínas?
- Qual a função principal do RNA?
Como transcrever DNA para RNA?
O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.
Como a transcrição é iniciada e terminada?
A transcrição ocorre até que a RNA polimerase encontre na fita molde de DNA um sinal de término. O término acontece quando sinais de término são encontrados. Nesse momento, a polimerase para e libera o DNA-molde e a nova cadeia de RNA.
O que é uma molécula de RNA?
Já o RNA, em troca da sua versatilidade, é uma molécula efêmera, que só permanece na célula por poucas horas, enquanto realiza sua função concreta. Desintegra-se com muita facilidade, sobretudo pela ação de certas proteínas imunológicas onipresentes (estão tanto dentro da célula como em nossas mãos, pele...)
Como ocorre o processo de tradução?
Tradução: visão geral. A tradução envolve "decodificar" um RNA mensageiro (RNAm) e usar sua informação para produzir um polipeptídeo ou cadeia de aminoácidos. No geral, polipeptídeo é basicamente uma proteína (com a diferença técnica que algumas proteínas grandes são formadas por muitas cadeias de polipeptídeos.
Qual a sequência da fita complementar do DNA?
É importante perceber que o DNA é composto por duas fitas e que uma complementa a outra. Sabemos que na molécula de DNA a adenina sempre se une à timina e que a citosina sempre se liga à guanina. Sendo assim, uma sequência TCAAGT liga-se a uma sequência AGTTCA.
Quando ocorre a transcrição do DNA?
A transcrição começa quando a RNA polimerase se liga a uma sequência promotora próxima ao início de um gene (diretamente ou através das proteínas auxiliares). A RNA polimerase usa uma das fitas de DNA (a fita molde) como uma referência para fazer uma molécula de RNA nova, complementar.
Quais são as etapas do processo de transcrição e o que ocorre em cada uma delas?
A transcrição ocorre em três etapas: a iniciação, o alongamento e o término. A síntese do RNA começa em regiões do DNA chamadas de regiões promotoras, que são sequências específicas reconhecidas pela RNA polimerase, e direcionam a transcrição de genes.
Como é formada a molécula de RNA?
- Assim como no DNA, essa molécula é formada por nucleotídeos, que formam uma espécie de cadeia. Os nucleotídeos são, assim, divididos em grupos, sendo fosfato, açúcar e uma base nitrogenada. Em síntese, o RNA é formado a partir da molécula de DNA. A formação ocorre por meio do processo de transcrição, dentro das células do corpo.
Qual a molécula de RNA que carregará essa informação genética?
- A molécula de RNA que carregará essa informação até o local onde ocorrerá a síntese de proteínas é denominada de RNAm (RNA mensageiro). Para que ocorra a síntese proteica, a informação genética fluirá do DNA para o RNA e, em seguida, para as proteínas. Esse princípio é conhecido como Dogma Central da Biologia Molecular.
Por que o RNA é responsável pela formação de novas proteínas?
- Assim, por meio do transporte, ocorre a formação de novas proteínas. Pela formação composta por quatro alças, o RNAt é conhecido, também, como trevo de quatro folhas. Por último, o RNAr, ou o ácido ribonucleico ribossomal, é responsável pela formação dos ribossomos.
Qual a função principal do RNA?
- A função principal do RNA é a produção de proteína. Dessa forma, podemos classificar a molécula em três tipos, sendo o RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA). Por conta das divisões, a molécula de ácido ribonucleico se classifica como intermediária durante o processe de síntese das proteínas.