Quais os cuidados devem ser tomados na aquisição de mudas frutíferas?
Índice
- Quais os cuidados devem ser tomados na aquisição de mudas frutíferas?
- Como matar fungo de goiabeira?
- Quais as principais doenças da goiabeira?
- Quais as características de uma boa muda de frutíferas?
- Qual a maneira mais eficaz de onde se produzir mudas livres de pragas e doenças em plantas frutíferas?
- Como combater o fungo Phytophthora?
- Quais as principais pragas e formas de controle da goiabeira?
- Como é o plantio para estabilizar a goiabeira?
- Qual a época certa para a produção da goiaba?
- Como produzir uma goiaba de qualidade?
- Qual a melhor dica para o cultivo de pé de goiaba?

Quais os cuidados devem ser tomados na aquisição de mudas frutíferas?
Os principais cuidados na condução das mudas são: desbaste das mudas em excesso e pouco desenvolvidas; desbrotas para condução em haste única; adubações; controle de plantas invasoras, de pragas e de doenças; irrigações, quando necessário.
Como matar fungo de goiabeira?
Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.
Quais as principais doenças da goiabeira?
Outras doenças como a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), ferrugem (Puccinia psidii), podridão-estilar ou podridão-parda (Dothiorella dominicana), podridão-de-botryodiplodia (Lasiodiplodia theobromae), podridão-de-frutos (Phyllosticta psidicola) e nematóide-das-galhas (Meloidogyne incognita) tem sido relatadas ...
Quais as características de uma boa muda de frutíferas?
Uma boa muda deve ter algumas qualidades: - O tronco deve ser reto, vigoroso; - A copa com folhagem isenta de sintomas de pragas e doenças e deficiências minerais; - Raízes fortes e bem distribuídas; - Ponto de enxertia bem cicatrizado.
Qual a maneira mais eficaz de onde se produzir mudas livres de pragas e doenças em plantas frutíferas?
A propagação por sementes, ou sexuada, é o principal método pelo qual as plantas se reproduzem na natureza, e também um dos mais eficientes, sendo amplamente utilizado na propagação de plantas cultivadas. As sementes também são utilizadas para propagar muitas espécies florestais.
Como combater o fungo Phytophthora?
A forma mais correta e mais eficaz para prevenir os apodrecimentos causados por phytophthora é promover uma boa drenagem e uma rega equilibrada. Quando as folhas parecem necessitar de água, mas não apresentam resposta à rega.
Quais as principais pragas e formas de controle da goiabeira?
Tingídeos - pequenos insetos (micro- percevejos com cerca de 2mm de comprimento) que atacam as folhas maduras deixando-as com tonalidade pardacenta. O controle cultural é feito através da poda da goiabeira e o con- trole químico pela pulverização com inseticida (Fenitrothion ou Trichrorfon a 0,3%).
Como é o plantio para estabilizar a goiabeira?
- Por isso, gostaria de saber como deve ser o plantio para estabilizar a goiabeira, além da aplicação de podas. A estabilização ou concentração da produção de goiabas em determinada época pode ser viabilizada pela poda total das plantas, na qual há o encurtamento de todos os ramos do ano, deixando intactos de 12 a 15 ramos por goiabeira.
Qual a época certa para a produção da goiaba?
- A época certa e o melhor mês para a poda de produção da goiaba é o mês de novembro, quando algumas partes da planta, entre as quais, galhos e ramos, devem ser retiradas, a fim que que só reste mesmo entre 50 e 70% da goiabeira. Isso é necessário para que, durante o verão, ela possa desenvolver os seus belos frutos, carnosos e suculentos, fonte ...
Como produzir uma goiaba de qualidade?
- Um broto com duas goiabas. Isto é o suficiente para você produzir uma goiaba de qualidade”, afirma o produtor. A poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé.
Qual a melhor dica para o cultivo de pé de goiaba?
- E é por isso que a melhor dica que se pode dar para o cultivo de um pé de goiaba ainda é mesmo a prevenção e a atenção ao surgimento – ainda em seus estágios iniciais – de qualquer manifestação que possa parecer com a de um micro-organismo patológico.