O que o aluno deve fazer para evitar o plágio?

O que o aluno deve fazer para evitar o plágio?
Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.
Como lidar com o plágio?
- Existem vários tipos de plágio e essa prática pode prejudicar todo o seu trabalho, isso sem falar no perigo de sofrer um processo judicial. Para isso, entrevistamos a professora de francês Paula Nogueira, da escola de Francês Percursos Idiomas, que nos contou algumas dicas para lidar com essa questão.
Quando se fala de plágio?
- O plágio é um tema recorrente no setor artístico, mas também no mundo académico: com a facilidade de acesso a informação online, é muito fácil “copiar” e “colar” textos em projetos universitários. Mas atenção: quando se fala de plágio, estão em causa questões éticas, morais, e jurídicas, relacionadas com a violação dos direitos de autor.
Como evitar o plágio em seus textos?
- Para evitar que haja qualquer risco de plágio em seus textos, o uso desses programas pode ser muito útil. Ferramentas como o Copyspider e Plagius servem para analisar os textos e apontar se existe alguma frase perdida que, mesmo sem querer, tenha sido tirada de alguma pagina da internet.
Por que o estudante deve solicitar o plágio?
- Conforme o professor do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF Marco Aurélio Kistemann, para que o plágio não ocorra, o estudante deve solicitar orientação de professores e pesquisadores mais experientes.