O que pode provocar gases no Recém-nascido?

O que pode provocar gases no Recém-nascido?
Geralmente os alimentos que tendem a produzir gases no bebê e gerar cólicas são as: leguminosas (ervilha, feijão, lentilha e grão de bico), o ovo, alimentos com lactose, (leite e derivados), os vegetais verdes (brócolis, repolho, couve e bruxelas), alimentos ricos em amido (milho, macarrão, e batatas).
Como saber se o bebê está com gases?
Busque o pediatra se:
- o bebê chorar muito alto durante vários dias seguidos, já que além de gases ele também pode estar sofrendo com refluxo;
- os lábios ou pele do bebê ficarem azulados durante o choro;
- o bebê estiver mamando e urinando menos do que o habitual;
- apresentar vômitos repetidamente;
Quais são os alimentos que provocam gases no bebê?
Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.
Como você pode ajudar seu bebê com gases?
- É bom já perguntar na primeira consulta do bebê se o médico recomenda esse tipo de medicamento, e como usá-lo. Há também outras maneiras de ajudar se seu bebê está com gases. Você pode tentar dar um banho morno para que ele relaxe e depois fazer uma massagem suave.
Por que o recém-nascido tenha gases?
- É normal que o recém-nascido tenha gases , mas você pode tomar algumas medidas para deixá-lo mais confortável. Descubra como Novos pais muitas vezes são surpreendidos com os barulhos que vêm de seus pequenos bebês.
Será que o seu filho sofre com os gases?
- Caso seu filho esteja sofrendo muito com os gases, o pediatra pode receitar algum remédio que contenha dimeticona ou simeticona (dimeticona ativada). Essa substância faz com que o ar seja expelido em grandes bolhas, em vez de ficar espalhado em bolhinhas pelo sistema digestivo.
Como você pode ajudar seu bebê?
- Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar. Comece colocando seu filho em uma superfície plana, com a barriga para baixo. Levante-o suavemente com a mão na região do estômago, massageando gentilmente. Você também pode colocá-lo de barriga para cima e mover as perninhas como se o bebê estivesse pedalando uma bicicleta.