O que o bafômetro tem haver com a química?
Índice
- O que o bafômetro tem haver com a química?
- Como é o funcionamento do etilômetro?
- Qual a reação que ocorre para indicar o teor alcoólico?
- Como era antes da Lei Seca?
- Como funciona o bafômetro?
- Qual a tolerância do bafômetro?
- Quem pode recusar o teste do bafômetro?
- Qual a pena de suspensão do bafômetro?

O que o bafômetro tem haver com a química?
Explicação química para o funcionamento do bafômetro: Quando o álcool (exalado pelo motorista embriagado) entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de Oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O).
Como é o funcionamento do etilômetro?
No bafômetro simples, o ar é misturado com uma solução composta de ácido sulfúrico, água, nitrato de prata e dicromato de potássio. O ácido sulfúrico remove o álcool do oxigênio, que sofre uma reação com o dicromato de potássio, produzindo etanal e íons Cromo (III).
Qual a reação que ocorre para indicar o teor alcoólico?
- O etanol presente na boca do motorista (se este consumiu bebida alcoólica) reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeído e íons Cromo (III); ... - Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa para um tom esverdeado, acusando a presença de álcool.
Como era antes da Lei Seca?
Antes da criação da Lei Seca, a ingestão de álcool permitida era de até 6 decigramas por litro de sangue, o que equivale a dois copos de cerveja, por exemplo. Quando foi sancionada, a Lei permitia 0,1 mg/l de álcool por litro de sangue, mas, atualmente, a tolerância é de 0,05 mg/l.
Como funciona o bafômetro?
- O equipamento faz uma análise do ar dos pulmões para verificar incidência de bebidas alcoólicas. O teste do bafômetro funciona da seguinte maneira: a pessoa deve soprar um tubo conectado ao equipamento.
Qual a tolerância do bafômetro?
- Há tolerância apenas para casos em que o bafômetro acusa um valor abaixo de 0,05 mg/L. Isso ocorre devido à margem de 1% de erro do aparelho, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Como funciona? Para realização do teste do bafômetro, é utilizado um aparelho chamado etilômetro ou alcoolímetro.
Quem pode recusar o teste do bafômetro?
- O direito a recusar o teste do bafômetro é garantido pela Constituição. Logo, qualquer motorista pode se negar a fazer o teste, porém essa conduta pode gerar infrações. O agente de trânsito pode verificar a presença de álcool no corpo do condutor por meio de sinais de alteração da capacidade psicomotora.
Qual a pena de suspensão do bafômetro?
- Se houver reincidência durante o período de um ano da suspensão, será aplicada a multa em dobro e a habilitação do motorista será cassada. O condutor só poderá pedir uma nova habilitação dois anos depois da cassação do documento. 6 - Se o motorista aceita fazer o teste do bafômetro, qual a dosagem alcoólica tolerada no resultado?