O que pode causar a fibrose pulmonar?
O que pode causar a fibrose pulmonar?
O pulmão pode fibrosar por inúmeras causas, a mais comum é o grupo da Doença Intersticial Pulmonar. Esse grupo inclui doenças crônicas e de evolução lenta, preferencialmente homens acima de 55 anos. Inúmeras partículas que temos contato no dia a dia podem, com o tempo, facilitar a ocorrência da fibrose pulmonar.
Como se trata a fibrose pulmonar?
- Como se trata a fibrose pulmonar? A evolução clínica da fibrose pulmonar é muito variável e pode ser difícil de prever. A estratégia de tratamento é individual, adaptada às especificidades de cada doente. A fibrose pulmonar não tem cura.
Qual o tempo de vida da fibrose pulmonar?
- Em casos mais graves, o paciente pode não responder aos tratamentos, momento em que o pneumologista pode indicar o transplante pulmonar. Infelizmente a fibrose pulmonar é um quadro grave, avançado em que, segundo a literatura médica, o tempo de vida após diagnóstico oscila perto de cinco anos.
Qual a gravidade da fibrose pulmonar?
- O curso da fibrose pulmonar e a gravidade dos sintomas podem variar bastante de pessoa para pessoa. Alguns doentes adoecem muito rapidamente complicando o seu quadro clínico em muito pouco tempo. Outros apresentam sintomas moderados que pioram mais lentamente, ao longo de meses ou anos.
Quais são os sintomas da fibrose pulmonar idiopática?
- Cerca de 50% dos doentes com fibrose pulmonar idiopática apresentam os dedos "em baqueta de tambor", ou seja com uma deformação da sua extremidade distal por falta de oxigenação. Deve salientar-se que esta deformação não é específica da fibrose pulmonar, podendo também estar presente em outras doenças.