adplus-dvertising

O que devo fazer para ter a guarda unilateral?

Índice

O que devo fazer para ter a guarda unilateral?

O que devo fazer para ter a guarda unilateral?

Para solicitar a guarda unilateral, o pretendente deverá propor uma ação judicial com o pedido. A ação deverá ser proposta na cidade onde a criança vive. No entanto, caberá ao juiz a decisão através da interpretação dos fatos. Vale lembrar que a guarda unilateral não isenta os direitos e deveres que o pai ou mãe tem.

Quando a mãe pode pedir guarda unilateral?

Quando posso requerer a guarda unilateral? Algumas situações que permitem a busca pela guarda unilateral são: maus tratos por parte de um dos genitores; abandono; condições financeiras que impeçam que o individuo consiga garantir o mínimo possível para a criança; alienação parental, etc.

Qual o direito do pai na guarda unilateral?

A guarda unilateral a um dos pais deve corresponder ao direito de visitas do outro genitor. Em regra, quem fica sem a guarda, tem o direito de visitar os filhos em finais de semanas intercalados, de quinze em quinze dias, em férias e dias festivos alternados e um pernoite na semana.

Quando a guarda unilateral é melhor?

A guarda unilateral é muito útil quando um dos genitores não tem a possibilidade de participar ativamente da vida “burocrática” da criança. ... Essa determinação é apenas uma formalidade judicial, o importante é a criança estar assistida por ambos os pais, que se preocupam em proporcionar o melhor que puderem para o filho.

Qual a regra para a concessão de guarda compartilhada?

  • Há uma regra que determina a concessão de guarda compartilhada, a não ser que se demonstre a necessidade de um sistema unilateral. Você sabe em quais casos isso pode acontecer? Quando um casal precisa enfrentar uma separação e há filhos, um dos pontos de maior atrito costuma ser a definição da guarda e do regime de visitas.

Como é a guarda compartilhada?

  • Ao contrário da guarda unilateral, a guarda compartilhada é a responsabilização conjunta bem como o exercício de direitos e deveres dos pais que, mesmo não morando juntos, terão igualdade de participação na vida dos filhos.

Será que vivemos em tempos de guarda compartilhada?

  • Se a guarda da criança ainda não foi definida judicialmente, é preciso compreender que vivemos em tempos de guarda compartilhada.

Será que a guarda compartilhada será melhor para a criança?

  • "O juiz sempre irá fazer o que for melhor para a criança, pois, se a guarda compartilhada for danoso para a criança, ele poderá optar pela guarda unilateral. Sugiro procurar um advogado de sua confiança para auxiliar no encaminhamento do processo", comenta a equipe da Elias e Bustorff Advocacia e Consultoria Jurídica.

Postagens relacionadas: