O que é osteomielite no osso?
Índice
- O que é osteomielite no osso?
- Quem é o profissional que cuida da osteomielite?
- Como diagnosticar uma osteomielite?
- O que è osteomielite quais os risco que pode causar?
- Quais são os tipos de osteomielite?
- Qual o tratamento para a osteomielite crônica?
- Quais os exames para diagnosticar a osteomielite?
- Qual é a biópsia da osteomielite?
- Como a fisioterapia auxilia na cura da osteomielite?
O que é osteomielite no osso?
Osteomielite é uma infecção do osso que pode causar dor e outros sintomas. Existem vários micro-organismos que podem infectar o osso e causar o que chamamos de osteomielite. A causa mais comum é a bactéria, mas micobactérias e fungos também podem ser a causa.
Quem é o profissional que cuida da osteomielite?
Geralmente ortopedista e infectologista. Ortopedista com experiência na área afetada do corpo. Por exemplo, osteomielite da perna pode ser tratada pelo especialista em perna, pé e tornozelo.
Como diagnosticar uma osteomielite?
O diagnóstico da osteomielite leva em conta a avaliação clínica do paciente e o resultado de alguns exames de sangue, entre eles o hemograma, a hemocultura, a velocidade de hemossidimentação (VHS) e o nível da proteína C-reativa.
O que è osteomielite quais os risco que pode causar?
Osteomielite pode levar a complicações de saúde mais sérias, como: Osteonecrose, condição também conhecida como “morte do osso”, causada pela ausência de circulação de sangue dentro do osso. Artrite séptica. Crescimento prejudicado.
Quais são os tipos de osteomielite?
Existem três tipos de osteomielite:
- Osteomielite aguda – a infecção se desenvolve dentro de duas semanas de uma lesão, infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
- Osteomielite sub-aguda – a infecção se desenvolve dentro de um ou dois meses de uma lesão, infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
Qual o tratamento para a osteomielite crônica?
- Se não houver dano ósseo, o tratamento é semelhante ao utilizado na osteomielite aguda, mas se houver dano ósseo, o tratamento será semelhante ao utilizado na osteomielite crônica. Na osteomielite crônica, a infecção começa pelo menos dois meses após uma lesão, infecção inicial ou o início de uma doença subjacente.
Quais os exames para diagnosticar a osteomielite?
- O médico deverá pedir uma combinação de exames, testes e procedimentos para diagnosticar corretamente uma eventual osteomielite e, também, para determinar o que está causando a infecção. Veja alguns exames que você provavelmente terá de fazer se houver suspeita da doença:
Qual é a biópsia da osteomielite?
- Biópsia do osso, em que o especialista recolhe amostras do osso e as analisa em laboratório. Esse método também permite ao médico identificar a causa da doença, se confirmado o diagnóstico por osteomielite. Se a doença for causada por infecção bacteriana, o tratamento da osteomielite é feito basicamente com antibióticos.
Como a fisioterapia auxilia na cura da osteomielite?
- A fisioterapia não é um tratamento que auxilia na cura da osteomielite, mas pode ser útil durante ou após o tratamento para manter a qualidade de vida e ajudar na recuperação.