Como fazer uma boa audiência?
Índice
- Como fazer uma boa audiência?
- O que não fazer em uma audiência?
- Como tratar um juiz na audiência?
- Como se dirigir ao juiz na audiência?
- Como é realizada a audiência?
- Qual a importância da audiência Trabalhista?
- Qual a função da audiência de instrução e julgamento?
- Como o advogado deve estar presente durante a audiência?

Como fazer uma boa audiência?
Veja, a seguir, as 10 dicas principais para atuar na audiência de instrução e julgamento:
- Conhecer o caso e a matéria principal. ...
- Conhecer o advogado e a parte adversa. ...
- Verificar o rol de testemunhas antes da audiência. ...
- Faça anotações para a audiência. ...
- Mantenha controle emocional. ...
- Ouça atentamente e anote o que for preciso.
O que não fazer em uma audiência?
Na audiência, o advogado nunca deve usar gírias ou expressões não técnicas, evitando também palavras de baixo calão enquanto estiver na frente do juiz ou do advogado contrário. O cliente deve ser preparado para fazer o mesmo.
Como tratar um juiz na audiência?
Assim, numa audiência – ato no qual a consideração e o respeito recíprocos devem ser a tônica – se a intenção for a de se dirigir ao magistrado de maneira solene, é preferível tratá-lo por excelência ou por meritíssimo juiz.
Como se dirigir ao juiz na audiência?
Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
Como é realizada a audiência?
- Na audiência, são realizadas tentativas de conciliação e as partes e testemunhas são ouvidas para a decisão ser proferida. Carlos Henrique Bezerra Leita diz que: Em linguagem simples, podemos dizer que a audiência é o lugar e o momento em que os juízes ouvem as partes.
Qual a importância da audiência Trabalhista?
- Assim, a audiência trabalhista ganha sua importância. É lá que o advogado, através da prova testemunhal, pode comprovar que um documento não é verdadeiro, que os registros da empresa não eram representantes dos horários trabalhados, e também onde as testemunhas podem comprovar o que não fica registrado, como assédios, danos e perseguições.
Qual a função da audiência de instrução e julgamento?
- Audiência de Instrução e Julgamento é um ato processual solene e serve, principalmente, para colheita da prova oral (depoimento de partes e/ou testemunhas). Tem sua forma e função delimitadas no Código de Processo Civil, Capítulo XI, do Título I, nos artigos 3.
Como o advogado deve estar presente durante a audiência?
- Ele deve estar sempre presente, mesmo em situações adversas. Durante a audiência, é comum que perguntas sejam indeferidas, que o advogado da parte contrária se utilize de ofensas e outras formas de violência verbal. Trata-se de um embate, um momento em que autor e réu estão defendendo o seu lado, através de seus advogados.