O que fazer em caso de reação transfusional?
Índice
- O que fazer em caso de reação transfusional?
- O que é uma reação transfusional?
- Porque ocorre reação transfusional?
- Quais são as reações transfusionais tardias?
- Quais são as principais reações transfusionais?
- Qual a relação com a transfusão?
- Quais são as reações transfusionais imediatas?
- Como evitar reações adversas durante a transfusão?

O que fazer em caso de reação transfusional?
Afastar hemólise e contaminação bacteriana. Enviar amostras para o Banco de Sangue; repetir testes imuno-hematológicos, cultura da bolsa e receptor. A maioria das reações é benigna e pode cessar sem tratamento. Nada até pré-medicar com anti-histamínicos.
O que é uma reação transfusional?
As reações transfusionais imediatas são aquelas que acontecem durante a transfusão ou em até 24 horas após. Essas complicações são situações emergenciais e podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais.
Porque ocorre reação transfusional?
RTHA geralmente resulta da reação dos anticorpos do plasma do receptor contra os eritrócitos do doador. A incompatibilidade de antígenos ABO é a causa mais comum de reação transfusional hemolítica aguda. Os anticorpos contra os antígenos de grupos sanguíneos não ABO também podem ocasionar RTHA.
Quais são as reações transfusionais tardias?
Reação hemolítica tardia (RHT) pode ocorrer em um período que pode variar de 24 horas até cerca de 3 semanas depois da transfusão sanguínea. Essa reação é caracterizada pela hemólise das hemácias transfundidas, tal fato ocorre devido à presença de aloanticorpos que não são detectados nos testes pré-transfusionais.
Quais são as principais reações transfusionais?
- De acordo com a reação transfusional utilizar pré-medicações, sangue desleucocitado, irradiado ou lavado (vide tabela). O quadro 26 apresenta sinais e sintomas, incidência, conduta laboratorial e clínica e prevenção das principais Reações Transfusionais Imediatas.
Qual a relação com a transfusão?
- Correlação com a transfusão (imputabilidade): confirmada provável possível improvável descartada inconclusiva Sinais e Sintomas Febre e/ou calafrios Cefaléia Náuseas com ou sem vômitos Dor no local da infusão Dor torácica e/ou lombar Alterações na PA Mialgia
Quais são as reações transfusionais imediatas?
- As reações transfusionais podem ser classificadas em imediatas (até 24 horas da transfusão) ou tardias (após 24 horas da transfusão), imunológicas e não-imunológicas, conforme apresentado no quadro 25. Neste capítulo, iremos abordar as Reações Transfusionais Imediatas.
Como evitar reações adversas durante a transfusão?
- Para minimizar o risco de reações adversas durante uma transfusão, os profissionais de saúde tomam muitas precauções. Antes de iniciar a transfusão, geralmente poucas horas ou até mesmo alguns dias antes, faz-se a análise da compatibilidade do sangue do paciente com o sangue do doador (não com o plasma ou as plaquetas).