O que fazer na reação transfusional?
Índice
- O que fazer na reação transfusional?
- Quais são os cuidados durante a transfusão sanguínea?
- Quando interromper a transfusão de sangue?
- Quais os cuidados de enfermagem na reação transfusional?
- O que acontece se fizer uma transfusão de sangue errado?
- Quais são as reações transfusionais?
- Quando ocorrem as reações transfusionais tardias?
- Qual a importância das transfusões de sangue?
- Qual a correlação com a transfusão?

O que fazer na reação transfusional?
Afastar hemólise e contaminação bacteriana. Enviar amostras para o Banco de Sangue; repetir testes imuno-hematológicos, cultura da bolsa e receptor. A maioria das reações é benigna e pode cessar sem tratamento. Nada até pré-medicar com anti-histamínicos.
Quais são os cuidados durante a transfusão sanguínea?
Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.
Quando interromper a transfusão de sangue?
Os principais sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas são: dor torácica, dor no local de infusão, dor no abdome e flancos, hipotensão grave, febre, tremor (que pode ser intenso), prurido, urticária, placas eritematosas, edema de glote, broncoespasmo, choque anafilático, dor nas costas, dispneia, ...
Quais os cuidados de enfermagem na reação transfusional?
O que fazer quando ocorrer estas reações?
- Interromper imediatamente a transfusão e comunicar o médico responsável pela transfusão;
- Manter acesso venoso com solução salina a 0,9%;
- Verificar sinais vitais e observar o estado cardiorrespiratório;
- Verificar todos os registros, formulários e identificação do receptor.
O que acontece se fizer uma transfusão de sangue errado?
Quando o sangue errado entra no sistema circulatório do paciente, o pior cenário que pode acontecer é a reação hemolítica aguda: as hemácias (células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio) do sangue que foi doado são destruídas.
Quais são as reações transfusionais?
- As Reações Transfusionais. As reações transfusionais são, portanto, toda e qualquer intercorrência que ocorra como conseqüência da transfusão sanguínea, durante ou após a sua administração. A transfusão é um evento irreversível que acarreta benefícios e riscos potenciais ao receptor.
Quando ocorrem as reações transfusionais tardias?
- As reações transfusionais tardias imunologicamente mediadas ocorrem dentro de dias ou semanas após a transfusão e incluem a reação transfusional hemolítica tardia, a doença do enxerto contra o hospedeiro e a púrpura pós-transfusional. JAW declares that he has no competing interests. CP declares that he has no competing interests.
Qual a importância das transfusões de sangue?
- As transfusões de sangue estão sujeitas a efeitos adversos como toda terapêutica médica. As reações transfusionais sanguíneas e de hemocomponentes são de extrema importância para diversos recursos terapêuticos no qual podem aliviar sofrimentos e até mesmo salvar vidas.
Qual a correlação com a transfusão?
- QUANTO à CORRELAÇÃO com a TRANSFUSÃO DESCARTADA : investigação descartada certamente a associação da reação com a transfusão; INCONCLUSIVA: não há evidências suficientes para confirmar ou descartar correlação com a transfusão. REAÇÕES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS IMUNES NÃO IMUNES