Como agir em caso de queda de idosos?

Como agir em caso de queda de idosos?
Em caso de queda, fique atento se a queda resultar em lesão, corte, hematoma ou cause dor, mas também se o idoso perder a consciência ou não conseguir se levantar sozinho. Dependendo da gravidade, é importante chamar imediatamente um serviço de emergência para o transporte adequado da vítima até o hospital.
Quando o idoso começa a cair?
Após os 60 anos, é natural que o corpo humano apresente falta de equilíbrio, fraqueza muscular e redução da capacidade funcional. Fatores que facilitam a ocorrência de quedas.
Qual a consequência da queda em idosos?
- A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização.
Por que os idosos sofrerem quedas graves?
- Os idosos também têm riscos de sofrerem quedas graves, seja por causa de escorregões em tapetes, pisos molhados e degraus ou porque possuem alguma doença que lhes causam fraqueza, tontura e tremores, como diabetes, labirintite e doença de parkinson.
Como melhorar a aptidão física em idosos?
- Há evidências para sugerir que exercícios, tais como treinamento de equilíbrio (Tai Chi), são efetivos em reduzir o risco de quedas em idosos. Melhorar a aptidão física e impedir a inatividade e a imobilidade, também contribuem. Vigilância domiciliar periódica e sistemática para avaliar e, caso apropriado, modificar os riscos ambientais, ...
Como prevenir o acometimento de quedas?
- Veja algumas orientações gerais para prevenir o acometimento de quedas: Faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, em específico para detectar a existência de problemas cardíacos e de pressão arterial; Mantenha em sua dieta uma ingestão adequada de Cálcio e vitamina D;