adplus-dvertising

O que fazer após levar um choque?

Índice

O que fazer após levar um choque?

O que fazer após levar um choque?

Nestes casos, os primeiros socorros são:

  1. Corte ou desligue a fonte de energia, mas não toque na vítima;
  2. Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha;
  3. Chame uma ambulância, ligando para o 192;

O que acontece quando a gente toma um choque?

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.

Quais as complicações do choque elétrico?

A gravidade das consequências varia de acordo com o fluxo de corrente elétrica. Então, quanto menor a voltagem da corrente e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas podem ser as sequelas. Algumas delas são náuseas, queimaduras, tonturas, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.

Como tirar a pessoa do choque?

“Você vê a pessoa grudada ao fio que conduz a energia. Se tentar pegar na vítima será outra vítima, porque também levará o choque. Então, em primeiro lugar, tente desligar o condutor de energia, caso não consiga, use uma madeira forte ou borracha para desvencilhar a pessoa do condutor de energia”.

O que é choque elétrico e suas consequências?

Segundo Vieira (2005), choque elétrico é uma perturbação que se anuncia no organismo humano, quando é percorrido por uma corrente elétrica. Essas perturbações podem provocar contração muscular tônica contínua, parada respiratória, fibrilação ventricular do coração e queimaduras.

Quais são os principais fatores que determinam a gravidade do choque elétrico?

Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são:

  • A tensão e a resistência de contato, apenas.
  • A tensão e a intensidade da corrente, apenas.
  • A tensão, a intensidade da corrente, o percurso pelo corpo e a resistência de contato, apenas.

Porque um choque elétrico pode causar parada respiratória?

O choque elétrico causa danos porque nosso corpo funciona como uma resistência à passagem da corrente elétrica. Quanto maior a intensidade dessa corrente, mais intensos serão seus efeitos prejudiciais ao organismo. Na verdade, muitos deles são fatais, porque provocam parada cardiorrespiratória.

O que fazer em caso de choque elétrico?

  • Saber o que fazer em caso de choque elétrico é muito importante pois, além de ajudar a evitar consequências para a vítima, como queimaduras graves ou parada cardíaca, também ajuda a proteger a pessoa que faz o salvamento contra os perigos da energia elétrica.

Quais são os sintomas do choque?

  • Caso não seja tratado, o estado de choque pode levar à morte, por isso deve-se estar atento a sintomas como palidez, pulso fraco, pressão arterial baixa ou pupilas dilatadas, por exemplo, especialmente se a pessoa sofreu um acidente. Saiba quais os diferentes tipos de choque.

Quando você entra em estado de choque?

  • Além disso, algumas pessoas podem sentir náuseas, dores no peito, suores frios e em casos mais graves levar a prostração e inconsciência. Quando alguém entra em estado de choque, pode estar consciente ou inconsciente, mas em qualquer caso é importante a observação clínica dos sinais e dos sintomas por um profissional de saúde.

Por que levar um choque na tomada?

  • Uma criança levar um choque, ainda que de baixa voltagem, pode causar muitos danos desde uma queimadura no dedo a arritmias cardíacas. Se o seu filho colocou o dedo na tomada e levou o choque, o primeiro passo é desligar a chave elétrica ou interruptores.

Postagens relacionadas: