Qual é a superdosagem de paracetamol?

Qual é a superdosagem de paracetamol?
Ultrapassando os 3g a 4g, há grande possibilidade de danos ao fígado. Os sintomas, em geral, surgem após quatro horas e o paciente pode ter vômito, náusea, dor de cabeça e suor, correndo o risco de piora, e até de convulsão, no primeiro dia.
O que acontece com superdosagem de antibiótico?
Em casos leves, pode haver vômito, náusea, cefaleia, irritabilidade, aumento da pressão arterial e sudorese. Já os casos graves mostram sintomas como dilatação das pupilas, sonolência, hipotermia e até coma.
Qual o risco de uma sobredosagem de paracetamol?
- O risco de uma sobredosagem de paracetamol causar dano hepático é maior se o doente for alcoólico, tomar certos medicamentos, como p. ex. alguns antiepilépticos, ou estiver malnutrido. Nas crianças, o risco é maior na presença de febre, jejum ou desidratação prolongados, como em situações de vómitos ou diarreia persistentes.
Como reduzir a toxicidade do paracetamol?
- Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol. A acetilcisteína é administrada repetidamente durante um ou vários dias. Este antídoto ajuda a prevenir lesões hepáticas, mas não reverte a lesão que já foi causada.
Qual o efeito do paracetamol?
- Quando tomado correctamente, os seus efeitos secundários são geralmente ligeiros e raros, sendo por isso frequentemente considerado o analgésico (alívio da dor) e antipirético (alívio da febre) de primeira escolha. O maior risco associado ao uso do paracetamol é a ingestão de doses superiores às recomendadas.
Como administrar o paracetamol?
- Nas crianças, a dose a administrar é dependente do peso corporal. Deverá haver sempre o cuidado de ler a composição dos medicamentos que se está a tomar, ou pedir a ajuda do farmacêutico, para garantir que não se esteja a tomar mais do que um medicamento contendo paracetamol.