O que fazer em caso de superdosagem de paracetamol?
Índice
- O que fazer em caso de superdosagem de paracetamol?
- Qual o antídoto para intoxicação por paracetamol?
- Como acontece a intoxicação por paracetamol?
- O que acontece com superdosagem de paracetamol?
- Por que o paracetamol causa esse quadro de hepatotoxicidade se administrado em altas doses?
- Como reduzir a toxicidade do paracetamol?
- O que devo fazer em caso de intoxicação?
- Quem tem intoxicação pode amamentar?
- Qual a dose recomendada de paracetamol?

O que fazer em caso de superdosagem de paracetamol?
Tratamento de intoxicação por paracetamol Caso se tenha ingerido paracetamol nas últimas horas, pode ser administrado carvão ativado. Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol.
Qual o antídoto para intoxicação por paracetamol?
N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por acetaminofen. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.
Como acontece a intoxicação por paracetamol?
Intoxicação pelo paracetamol pode causar gastrenterite horas após a ingestão e hepatotoxicidade em 1 a 3 dias. Após superdosagem, a gravidade da hepatotoxicidade é previsível pelos níveis de paracetamol no soro. O tratamento é feito com n-acetilcisteína, com a finalidade de prevenir ou minimizar a hepatotoxicidade.
O que acontece com superdosagem de paracetamol?
Superdosagem pode ocorrer após uma ingestão única e aguda de uma grande quantidade de paracetamol ou medicamentos que contêm paracetamol, ou por ingestão repetida de uma quantidade que excede a posologia recomendada.
Por que o paracetamol causa esse quadro de hepatotoxicidade se administrado em altas doses?
O paracetamol desenvolve lesão hepática através de seu metabólito intermediário, resultante da biotransformação hepática. Normalmente, este metabólito reage com o grupamento sulfidril da glutationa e é excretado como mercapturato.
Como reduzir a toxicidade do paracetamol?
- Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol. A acetilcisteína é administrada repetidamente durante um ou vários dias. Este antídoto ajuda a prevenir lesões hepáticas, mas não reverte a lesão que já foi causada.
O que devo fazer em caso de intoxicação?
- O que não devo fazer em caso de intoxicação? Em caso de intoxicação nunca deve induzir o vómito sem que lhe tenha sido indicado por um profissional de saúde. O que devo fazer se tomei a medicação para a tensão duas vezes? Deve ingerir líquidos (água e/ou chá) em pequenos golos.
Quem tem intoxicação pode amamentar?
- Em qualquer caso, deve contactar o CIAV – 8. Quem tem intoxicação pode amamentar? Depende de cada caso, uma vez que há medicamentos/substâncias que são eliminadas através do leite materno. Em caso de dúvida contacte o seu médico ou ligue o CIAV – 8.
Qual a dose recomendada de paracetamol?
- Para causar uma intoxicação, seria preciso ingerir várias vezes a dose recomendada de paracetamol. Por exemplo, uma pessoa de 68 kg teria que tomar, pelo menos, trinta comprimidos de 325 mg antes de apresentar efeitos tóxicos devido a uma única superdosagem.