O que é um vinho oxidado?

O que é um vinho oxidado?
Vinho oxidado É caracterizado defeito se a quantidade de oxigênio não for bem administrada pelo enólogo, pois em exagero o vinho se torna intragável. Porém, em dose correta, a oxidação agrega complexidade ao vinho, como é o caso do Jerez, por exemplo.
Como podemos associá-lo ao vinho?
- Desde sempre associámos vinagre a um produto que tem como base o vinho, mas atualmente a lei prevê que se possam fazer, por exemplo, vinagres de fruta — o mais conhecido será o de maçã (cidra) — mas também os há de arroz. No mercado nacional há variados tipos de vinagre, alguns que fomos experimentar.
Como você estragou o seu vinho?
- Se a bebida estiver amarga ou com um sabor ácido, parecido com o vinagre, o seu vinho estragou. Ah, e não se esqueça: a forma como você armazena o vinho pode também estragá-lo. Guarde as garrafas sempre em um lugar fresco e arejado, tenha cuidado com a umidade excessiva e deixe seu vinho sempre deitado.
Como identificar um vinho que está estragado?
- Mas, você consegue identificar um vinho que está estragado? Para te ajudar, listamos alguns pontos que podem servir como alerta. Dessa forma, antes de apreciar seu vinho ou servi-lo para seus convidados, recomendamos atentar para os itens abaixo:
Qual a preservação de um vinho?
- Tratando-se da preservação de um vinho, uma vez aberta a garrafa, o contato com o ar afeta os aromas e sabores da bebida. Obs.: O excesso de oxigênio pode ocasionar em aromas que remetam ao vinagre, mas lembre-se que para que exista vinagre, de fato, o vinho deverá apresentar contaminação por bactérias.