Como acontece a necrose pulpar?

Como acontece a necrose pulpar?
A necrose pulpar consiste na completa cessação dos processos metabólicos do tecido pulpar e, se não for removida, os produtos tóxicos bacterianos e da decomposição tecidual vão agredir os tecidos periapicais, dando início às alterações periapicais.
Como saber se o dente está necrosado ou morto?
- Para saber se o nervo do dente está necrosado ou morto, é possível aplicar um pequeno pedaço de gelo no dente do qual se suspeita e, depois, fazer isso com um dente que você considera saudável. O dente normal irá sentir a sensação de frio, que desaparece quando o gelo é removido. Em contrapartida, o dente morto não sentirá o frio.
Por que o dente é escurecido?
- Além das questões relacionadas à estética, um dente escurecido pode indicar algumas condições mais sérias, como a necrose do nervo dentário. Essa coloração escura é causada por produtos sanguíneos em decomposição, não voltará à cor original e faz com que o dente afetado se destaque em relação aos demais.
Como manter um dente na boca?
- Veja que existem diversas opções para se manter um dente na boca e o mesmo tem que estar muito ruim para que seja removido. Claro que quanto mais procedimentos forem necessários para manter esse dente e quanto mais sofisticado for o material, maior o custo.
Qual é a necrose da polpa dentária?
- Necrose é morte! Polpa dentária é o conteúdo que há dentro do canal do dente: nervos, vasos sanguíneos, enfim... Então, necrose da polpa dentinária é a morte do dente! Resultante de trauma no dente ou de cárie (devido a higienização, alimentação inadequadas, entre outros fatores)!