adplus-dvertising

Quando usar ponto e vírgula em lista?

Índice

Quando usar ponto e vírgula em lista?

Quando usar ponto e vírgula em lista?

O ponto e vírgula separa itens enumerados em listas, bem como explicações ou instruções divididas em itens. É comumente utilizado em leis, decretos e editais, bem como em manuais de instrução e em receitas culinárias.

Como e onde usar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
  2. 2- Separar orações intercaladas.
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas.
  4. 4 - Separar expressões explicativas.
  5. 5 - Separar conjunções.
  6. 6 - Isolar o vocativo.
  7. 7 - Isolar o aposto.
  8. 8 - Isolar datas.

Como pontuar uma lista?

A enumeração ou lista de itens pode começar, nesse caso, com letra inicial maiúscula ou minúscula. A escolha se dará em função não dos dois-pontos, mas dos itens em si. Se são relativamente curtos e você quer dar a eles maior ligação, inicie-os com minúscula e termine com ponto e vírgula.

Como usar ponto e vírgula em uma redação?

Ponto e vírgula é o sinal de pontuação intermediário entre o PONTO e a VÍRGULA (daí o próprio nome); evite pensar apenas naquela definição “pausa mais forte que a da vírgula e menos que a do ponto”. Um caminho simples: responsável pela enumeração de orações, itens, termos. Pronto!

Seria possível substituir o ponto e vírgula por ponto final?

Note que é possível até substituir o ponto e vírgula por ponto final, dado que as orações são independentes. Conjunções deslocadas = quando a conjunção muda de posição. Ela, normalmente, vem no início do período; mas temos o costume de deslocá-la: O sinal estava fechado; os carros, porém, não paravam.

Tem vírgula antes do que?

Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase.

Como pontuar tópicos?

Como regra geral, as enumerações curtas devem ser incorporadas ao longo do texto, antecedidas por dois-pontos e separadas por vírgula ou ponto e vírgula, conforme a extensão de cada item, sendo intercaladas por algarismos romanos em minúsculas e em itálico, seguidos de parênteses – mas não antecedidos por parênteses.

Como escrever uma lista?

Estrutura

  1. Estrutura.
  2. O primeiro elemento é o título, ele deve ser conciso e direto, resumindo o que contém no texto. ...
  3. Na sequência vem a parte mais importante, o corpo do texto, a exposição propriamente dita das informações.

Como usar o ponto e vírgula?

  • Ponto e vírgula é um sinal de pontuação que é representado graficamente pelo símbolo ; . O ponto e vírgula é usado para indicar uma pausa maior do que a vírgula, sem indicar o fim do período frásico. É, assim, um sinal intermédio entre a vírgula e o ponto final. Como usar o ponto e vírgula?

Como é usado para substituir a vírgula?

  • É também usado na separação de conjunções adversativas, podendo, assim, substituir a vírgula. Pensei que conseguiria terminar o trabalho esta semana; porém, só o terminarei semana que vem. Estarei presente na reunião; contudo, não concordo com as decisões que serão comunicadas.

Quais são as letras maiúsculas depois do ponto e vírgula?

  • Letras maiúsculas ou minúsculas depois do ponto e vírgula. Uma das grandes dúvidas que surge quando utilizamos o ponto e vírgula é a grafia correta das letras maiúsculas e minúsculas. Vale lembrar que como o ponto e vírgula não é o ponto final da frase, as letras que surgem após o uso, são letras minúsculas, por exemplo:

Como colocar a vírgula antes e após a frase?

  • A vírgula é colocada antes e após o aposto (termo utilizado para tecer explicações ou definições sobre um substantivo da frase). Veja: Matheus , o professor de química , me mandou e-mail ontem.

Postagens relacionadas: