Como ocorre o processo da doença periodontal?
Índice
- Como ocorre o processo da doença periodontal?
- Quais são os fatores indicadores de risco para o desenvolvimento de uma lesão Endo periodontal?
- Quais fatores endócrinos estão associados à doença periodontal?
- Qual o impacto da presença da doença periodontal na qualidade de vida das pessoas?
- Quais características são específicas da doença periodontal?
- Quais são características clínicas principais de um dente com lesão Endo periodontal?
- O que é uma lesão Endoperiodontal?
- É considerado fator de risco sistêmicos associados à doença periodontal?
- Quais as doenças sistêmicas que podem ser associadas com a doença periodontal?
- Quais as complicações da doença periodontal?
- Como o dentista avalia a periodontite?
- Quais os fatores de risco da periodontite?
- Como Prevenir a doença periodontal?

Como ocorre o processo da doença periodontal?
A doença periodontal é o processo inflamatório que ocorre na gengiva em resposta a antígenos bacterianos da placa dentária que se acumulam ao longo da margem gengival. A placa é um biofilme constituído por bactérias, proteínas salivares e células epiteliais descamadas (5).
Quais são os fatores indicadores de risco para o desenvolvimento de uma lesão Endo periodontal?
(2013), os principais fatores a serem considerados para tratamento adequado das lesões endo-periodontais, são a vitalidade pulpar e o tipo e a extensão do defeito periodontal. O diagnóstico da lesão endodôntica primária e da lesão periodontal primária geralmente não apresenta dificuldade clínica.
Quais fatores endócrinos estão associados à doença periodontal?
Fatores de risco associados à doença periodontal incluem aumento da idade, presença de biofilme dentário ou placa bacteriana patogênica, disfunção imunológica, deficiência nutricional, uso de medicação como o corticóide, gênero, estresse, tabaco, genética e condições sistêmicas incluindo alterações de neutrófilos, ...
Qual o impacto da presença da doença periodontal na qualidade de vida das pessoas?
Os resultados demonstraram uma associação de uma pior percepção de qualidade de vida em indivíduos portadores de periodontite. O índice de sangramento gengival, profundidade de sondagem e perda de inserção maior ou igual a 4mm foram associadas a piores níveis na qualidade de vida.
Quais características são específicas da doença periodontal?
É considerada uma doença infecto-inflamatória, caracterizando-se por vermelhidão da gengiva marginal, edema, halitose e sangramento à sondagem. A inflamação na margem gengival é devida a uma resposta ao acúmulo gradual de biofilme supra-gengival.
Quais são características clínicas principais de um dente com lesão Endo periodontal?
#Lesão endodôntica primária: Presença de polpa necrótica com periodontite apical crônica e fístula. Pode originar no ápice ou em um canal lateral, drenando no ligamento periodontal e exteriorizando no sulco gengival. Percebe-se ausência de bolsa periodontal verdadeira, porém há a presença de uma fístula.
O que é uma lesão Endoperiodontal?
Introdução: Lesões endoperiodontais são lesões originadas de produtos inflamatórios encontrados tanto em periodonto quanto em polpa. Tais lesões podem se originar devido a uma infecção pulpar ou periodontal.
É considerado fator de risco sistêmicos associados à doença periodontal?
Estudos epidemiológicos têm demonstrado que exitem fatores sistêmicos que podem aumentar as condições de risco para o desenvolvimento da doença periodontal, agravar a sua progressão ou interferir na resposta ao tratamento periodontal. Dentre eles destacam-se o fumo e o diabete melito.
Quais as doenças sistêmicas que podem ser associadas com a doença periodontal?
“Existe uma relação, comprovada cientificamente da doença periodontal com diversas outras doenças do corpo, ditas como sistêmicas. Dentre elas podemos destacar a diabetes, problemas cardiovasculares e o estresse”, explica o periodontista Clébio Ferreira.
Quais as complicações da doença periodontal?
- Além dessas complicações restritas à cavidade bucal, a doença periodontal está relacionada com complicações sistêmicas. Isso porque as bactérias que se proliferam no local afetado podem migrar para o organismo, atingindo os pulmões e o coração.
Como o dentista avalia a periodontite?
- O dentista avalia o estado das gengivas, verifica se há sangramentos e pergunta sobre outros sintomas. Entretanto, como a periodontite não acarreta dor em suas fases iniciais e muitas pessoas não visitam o odontologista, o diagnóstico tende a ser firmado tardiamente.
Quais os fatores de risco da periodontite?
- Causas e fatores de risco da periodontite 1 Gengivite 2 Obesidade 3 Histórico familiar 4 Tabagismo 5 Medicamentos que reduzem a produção de saliva 6 Consumo excessivo de bebidas alcoólicas 7 Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids 8 Diabetes 9 Alterações hormonais More ...
Como Prevenir a doença periodontal?
- A doença periodontal compromete significativamente a saúde bucal do paciente e oferece riscos para a saúde, de modo geral. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante, bem como a correta intervenção do dentista para conter o avanço do problema e revertê-lo, visando ao máximo minimizar suas consequências.