O que causa cálculo na vesícula biliar?

O que causa cálculo na vesícula biliar?
Riscos, complicações da pedra na vesícula Inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) – a vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e rotura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediato e pode pôr a vida em risco.
Como é a vesícula biliar?
A vesícula funciona como um reservatório para armazenamento da bile, que atua como uma espécie de detergente natural do corpo humano. Quem produz e concentra a bile é o fígado para que as células de gordura possam ser quebradas.
Onde fica a vesícula biliar no corpo humano?
A vesícula biliar é um órgão que fica atrás do fígado e ajuda na digestão dos alimentos. Ela é uma pequena bolsa que guarda a bile: líquido verde que dissolve as gorduras.
Por que o mau funcionamento da vesícula?
- O mau funcionamento da vesícula pode ser causado pelo depósito de cristais na bile, problemas hormonais, e também pela contração da vesícula biliar ou do esfíncter de Oddi, que controla a saída de bile para o intestino.
Quais são os sinais de doença da vesícula?
- Sinais de doença da vesícula: Dor e pressão na região da vesícula, que é do lado direito, logo abaixo da última costela; Fezes gordurosas que estão soltas e tendem a boiar no vaso sanitário, o que indica má absorção das gorduras.
Quais os sintomas de cálculo na vesícula?
- Os fatores mais comuns são herança genética, alimentação, peso corporal e altos índices de colesterol. As pessoas que apresentam cálculo na vesícula nem sempre manifestam sintomas, podendo ser confundida com dores de estômago, nos rins e, alguns casos, até com dores na coluna. As dores costumam ser intensas e gradativas.
Quando é necessário retirar a vesícula?
- Cirurgia para retirar a vesícula O tratamento cirúrgico de pedras na vesícula é feito quando a pessoa apresenta dores abdominais ou quando as pedras são muito grandes.