Porquê usar aparelho de contenção?
Índice
- Porquê usar aparelho de contenção?
- O que a contenção faz?
- Qual a função da contenção ortodôntica?
- Quanto custa uma contenção?
- Quanto tempo tem que usar a contenção?
- Precisa usar contenção?
- É necessário usar contenção depois do aparelho?
- Qual a melhor contenção para os dentes?
- Como se encaixa a contenção nos dentes?
- Quais dispositivos são fundamentais para que os dentes se acostumem com o aparelho?
- Como funciona a contenção ortodôntica?

Porquê usar aparelho de contenção?
A etapa de contenção é extremamente importante para garantir os resultados do tratamento ortodôntico. Após a retirada do aparelho fixo, a tendência é que os dentes voltem a se movimentar e retornem à posição inicial. Isso acontece porque as fibras periodontais e ósseas são elásticas e têm memória.
O que a contenção faz?
Se você já fez ou está pensando em fazer o tratamento ortodôntico, certamente já deve ter ouvido falar sobre a contenção. Comum após o uso do aparelho fixo, o acessório é o grande responsável por manter o alinhamento dos dentes, impedindo que eles voltem a entortar após o fim do procedimento.
Qual a função da contenção ortodôntica?
A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo. Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo.
Quanto custa uma contenção?
R$ 750,00 Aparelhos de contenção Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.
Quanto tempo tem que usar a contenção?
“O uso constante de 24 horas é mantido normalmente por 6 meses e o uso noturno por mais 6 meses. Portanto, 1 ano seria um período comum e favorável para o uso da contenção”, esclarece.
Precisa usar contenção?
O uso da contenção de dente é indicado para todos os pacientes que passaram por tratamento ortodôntico. Entretanto, alguns pacientes precisam usá-la por mais tempo que outros, e isso é determinado pelo ortodontista que cuidou e acompanhou todo o tratamento.
É necessário usar contenção depois do aparelho?
Logo após o término do tratamento ortodôntico é necessário usar a contenção de dente para evitar que haja movimentação dentária e todo o seu tempo de dedicação seja prejudicado.
Qual a melhor contenção para os dentes?
- Existem dois tipos principais de contenção: a contenção Hawley e a contenção Essix ou de acetato. Essas contenções podem ser usadas tanto nos dentes de cima quanto nos de baixo. Existe uma terceira opção de contenção que permanece fixa nos dentes e pode ser removida apenas pelo dentista, por isso você não precisa se preocupar com ela.
Como se encaixa a contenção nos dentes?
- Os fios devem se encaixar à parte da frente dos dentes (geralmente os seis primeiros), com mais fios na parte de trás para manter a contenção presa aos dentes posteriores. 2 Segure a contenção corretamente. Observe se a contenção deve se encaixar nos dentes de cima ou nos de baixo.
Quais dispositivos são fundamentais para que os dentes se acostumem com o aparelho?
- Esses dispositivos são fundamentais para que dentes e tecidos se acostumem com a nova posição imposta pelo aparelho Quando o dia de tirar o aparelho chega, as pessoas já comemoram pensando que o tratamento vai, em fim, acabar.
Como funciona a contenção ortodôntica?
- “A utilização da contenção ortodôntica evitará a tão temida “recidiva ortodôntica” (retorno parcial ou total da antiga posição dos dentes). Mas ela funciona somente se o tratamento ortodôntico tiver sido bem executado, resultando em uma mordida bem equilibrada e funcional.