Quantos meses são necessários para a conclusão da especialidade de endodontia?
Índice
- Quantos meses são necessários para a conclusão da especialidade de endodontia?
- Como saber se o dentista e especialista em endodontia?
- O que é endodontia do dente?
- Quando procurar um endodontista?
- Quando utilizamos a Dentistica restauradora?
- Qual o profissional que faz restauração de dente?
- Qual é o dentista que faz canal?
- Qual o dentista que faz extração?
- Que tipos de problemas são atendidos pela endodontia?
- Qual é a endodontia?
- Quem é o dentista especializado em Endodontia?
- Qual o objetivo dos endodontistas?
- Qual a competência para atuação do especialista em Endodontia?

Quantos meses são necessários para a conclusão da especialidade de endodontia?
Para a conclusão do tratamento, considerando o tempo no Centro de Especialidades Odontológicas e na Atenção Básica, houve variação de acordo com a especialidade: Periodontia, 62 dias (dp= ±68), e Endodontia, 71 dias (dp= ±51,8), sendo necessárias três consultas em média, independentemente da especialidade.
Como saber se o dentista e especialista em endodontia?
O dentista que se especializa nessa área é chamado de endodontista. Além de adquirir conhecimento sobre a formação e o tratamento das cáries dentárias profundas, esse profissional atua na correção de trincas, fraturas e outros traumas que venham a comprometer a estrutura interior do dente.
O que é endodontia do dente?
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido.
Quando procurar um endodontista?
Quando há formação de cáries na região, é preciso recorrer ao especialista em endodontia. Esse profissional também deve ser procurado para corrigir trincas, fraturas e outros traumas que podem prejudicar a estrutura dentária interior.
Quando utilizamos a Dentistica restauradora?
“Dentística restauradora” é o termo usado por dentistas para explicar como é feita a substituição de dentes faltantes ou danificados. Restaurações, coroas, pontes e implantes são opções comuns para restauração. O objetivo é trazer o sorriso natural de volta, prevenindo futuros problemas de saúde bucal.
Qual o profissional que faz restauração de dente?
Dentística – o especialista em Dentística Restauradora pode fazer o diagnóstico e prognóstico das doenças dentárias, procedimentos estéticos, educativos e preventivos, tratamento da polpa dentária para devolver sua vitalidade, restauração de dentes que sofreram lesões, além de oferecer coroas individuais e restaurações ...
Qual é o dentista que faz canal?
Ao sentir qualquer um desses incômodos, o melhor a fazer é procurar um dentista. Se for preciso fazer o tratamento de canal, quem vai cuidar da situação de preferência será o especialista no assunto, o endodontista.
Qual o dentista que faz extração?
Se for um caso simples e de leve dificuldade, um dentista clínico geral pode realizar a extração. Mas se for algo mais complexo e que envolva canal ou até outro tipo de tratamento, é preciso uma especialidade diferente. Pode ser desde o endodontista até um especialista em cirurgia bucomaxilofacial.
Que tipos de problemas são atendidos pela endodontia?
Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal.
Qual é a endodontia?
- A endodontia é a especialidade da odontologia que faz o diagnóstico, a terapêutica e a profilaxia das doenças que atingem a parte interna do dente (polpa), da raiz e dos tecidos em volta dele (tecido periapical).
Quem é o dentista especializado em Endodontia?
- Dessa forma, o dentista especializado em endodontia é o profissional que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de problemas na polpa do dente. Para quem não sabe, a polpa é a raiz do dente, e diz respeito à parte interna do dente.
Qual o objetivo dos endodontistas?
- O principal objetivo dos endodontistas é a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
Qual a competência para atuação do especialista em Endodontia?
- As áreas de competência para atuação do especialista em Endodontia incluem procedimentos: de tratamento dos traumatismos dentários.