adplus-dvertising

O que a filosofia utilitarista pensa sobre a prática do aborto *?

Índice

O que a filosofia utilitarista pensa sobre a prática do aborto *?

O que a filosofia utilitarista pensa sobre a prática do aborto *?

em que é fecundado é já um ser humano, e, portanto, é errado tirar-lhe a vida. Aqueles que compartilham desta posição acreditam então que tirar a vida de um embrião é tão moralmente errado quanto tirar a vida de um bebê ou de um ser humano adulto ou idoso.

O que os filósofos pensam sobre o aborto?

O ponto de vista liberal que considera o aborto permissível quando o nascimento do feto tem efeitos ruins na qualidade de vida da futura criança ou dos membros da família, segundo Dworkin, decorre da preocupação especial dos liberais com o desperdício da contribuição humana ao valor criativo da vida.

Qual era o objetivo central da teoria kantiana?

O objetivo central da ética kantiana é mostrar que existe uma razão pura prática capaz, por si só, de determinar a vontade sem recorrer à sensibilidade e à experiência; operando por si só é, por isso, a priori, isto é, anterior à experiência. ... A proposta kantiana para a moral está diretamente ligada à razão.

Qual é a ideia central no pensamento de Peter Singer?

Singer é defensor da expansão do princípio da igualdade na consideração da dor e do sofrimento para atender aos interesses e preferências tanto de humanos quanto de animais.

Quanto ao princípio interesses devemos?

Uma teoria para ser considerada uma teoria ética, portanto, deve considerar os interesses dos outros com um peso igual aos interesses do agente. ... Leva-se em consideração com esse princípio os interesses, não importa quem seja o agente ou paciente de tal interesse.

Por que a Constituição brasileira proíbe o aborto?

Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Qual é a teoria kantiana?

A teoria do conhecimento de Kant − a filosofia transcendental ou idealismo transcendental − teve como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico do século XVIII. Ela partiu da constatação de que nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental explicavam satisfatoriamente a ciência.

Qual é o ponto central da ética kantiana?

O ponto central da ética kantiana é, pois, a possibilidade de universalização da ação. Em relação ao Direito, seguindo a sua posição sobre ética, o filósofo aponta que uma legislação só será ética se fizer de uma ação um dever, e, ao mesmo tempo, desse dever um motivo.

Quem é contra ou a favor do aborto?

  • “Você é contra ou a favor do aborto?” A verdade é que isso não importa, se você não estiver falando da sua própria gestação . Afinal, uma mulher que não se julga em condições de conceber um filho vai interromper a gravidez mesmo que seus pais digam que é pecado , que suas amigas fiquem chocadas e que seu parceiro seja contra.

Qual a diferença entre o aborto e o provocado?

  • Existem duas classes, muito bem definidas de aborto: o espontâneo e o provocado. No primeiro a interrupção da gravidez não é intencional, enquanto, no segundo, estando ou não dentro da lei, tudo é deliberado. O aborto provocado é, sem dúvida, o mais prejudicial para a saúde da mulher, tanto física como mental.

Por que as mulheres fazem abortos?

  • As mulheres fazem abortos por vários motivos. Entre eles estão dificuldades financeiras e problemas de relacionamento com o pai da criança. Algumas mulheres também não querem ser mães solteiras ou acham que ter um filho as impediria de ter uma carreira profissional ou de estudar mais.

Qual a legalização do aborto?

  • A ampliação da legalização do aborto, que já é prevista em lei quando em caso de estupro, anencefalia fetal ou risco de vida à mulher, está acima de qualquer preceito religioso ou moral: trata-se de uma questão de saúde pública.

Postagens relacionadas: